Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Casais: durante briga o que parece raiva pode ser só tristeza, aponta estudo

Contas, família, divisão tarefas. Seja qual for o motivo da briga, é melhor discutir a questão com seu companheiro (a) de “cabeça fria”. Segundo um novo estudo, da Universidade de Baylor, nos EUA, quando estamos bravos fica mais difícil perceber as emoções alheias e fica fácil confundir a tristeza com raiva. E nestas situações as mulheres são piores em ler as emoções de forma geral.

Em pesquisas anteriores, explicam os autores, já foi constatado que ao perceber sentimentos de tristeza é mais fácil para o casal se aproximar e sair do clima de raiva, tornando a solução do conflito mais possível. No novo estudo, eles constataram que durante uma briga é mais fácil demonstrar raiva, mesmo nos momentos em que não estamos realmente bravos.

Publicado no periódico Journal of Family Psychology, o estudo foi feito com base na observação e autorrelato de mais de 80 casais. A eles foi pedido que escolhessem duas áreas de conflito para conversar – um escolhido pela esposa e o outra pelo marido. Eles também avaliaram as suas emoções e as dos seus parceiros antes e depois de cada discussão.

Os resultados mostraram que conhecer intimamente o outro torna mais fácil “ler” as expressões. No entanto, este conhecimento só foi usado na interpretação de emoções suaves, como mágoa ou decepção e em conflitos específicos.

E enquanto as mulheres são as que mais demonstram emoções suaves, elas são as que confundem mais sentimentos de tristeza e raiva, não conseguindo distinguir.

“A conclusão é que pode haver momentos em que é melhor expressar sentimentos de tristeza durante um conflito, mas estes sentimentos só serão notados se você não estiver ao mesmo tempo expressando raiva”, finaliza o pesquisador.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário