Solução desenvolvida em parceria com a GeneXus possibilitou que a instituição passasse de 600 atendimentos por dia para 1300
O departamento de TI do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (CHEV) desenvolveu em parceria com a GeneXus um sistema para gerenciar toda a administração do hospital. Além disso, a ferramenta também está sendo utilizada para ajudar na digitalização de prontuários e no agendamento de consultas pelo Facebook.
De acordo com gerente executivo de TI da instituição, Osmar Antônio dos Santos, com a implantação foi possível aumentar a capacidade de atendimento do hospital. Santos conta que, antes o hospital fazia 600 atendimentos por dia e hoje realiza 1.300. E ressalta que se a demanda aumentar não será necessário aumentar o número de Pontos de Atendimento (PAs).
Respondendo por 30% dos agendamentos de consulta, o recurso do Facebook possibilita que os pacientes também escolham a especialidade, médico e horário que preferem. Um dia antes da consulta, é enviado um lembrete ao cliente.
Santos conta que o CHEV começou a desenvolver com a GeneXus em 2004. Na época, a solução utilizada já não atendia as necessidades do hospital. Ele diz que o sistema tinha baixa integração, era oneroso, consumia muitos recursos e gerava trabalho.
O gerente executivo de TI explica que sistemas hospitalares possuem duas vertentes: gestão administrativa, que compreende o agendamento de consultas, reserva de quartos, compras e outros processos; e a gestão assistencial, que são os riscos cirúrgicos, a evolução do paciente e interações medicamentosas, entre outros.
Primeiro, desenvolvemos o sistema de gestão administrativa. Na sequência, buscamos uma solução de gestão assistencial pronta, que pudesse ser integrada ao sistema administrativo. Esta solução é desenvolvida em .Net, mas a flexibilidade do GeneXus possibilitou a integração, explica Santos.
Segundo o gerente executivo, um projeto de tecnologia possui dois objetivos: transparência e eficiência no projeto; e garantir que o negócio cresça sem aumentar os custos.
Documentos digitalizados
Com os sistemas integrados e cerca de 2 mil usuários adaptados, o Edmundo Vasconcelos também implantou a digitalização dos prontuários. Santos conta que esse processo foi iniciado em 2010 e conseguiu digitalizar mais de 270 mil prontuários, que são mais de 9 milhões de documentos.
O executivo finaliza ao dizer que pretende digitalizar todos os prontuários, mas que a equipe está fazendo isso de forma estratégica, já que não é possível optar pelo documento de um paciente que será atendido hoje.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário