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segunda-feira, 28 de maio de 2012

Takeda compra Multilab por R$ 540 milhões

Com a aquisição, a Takeda se torna uma das dez maiores companhias farmacêuticas que atuam no Brasil

A japonesa Takeda Pharmaceutical anunciou nesta sexta-feira (25) que fechou acordo para adquirir a farmacêutica brasileira Multilab. A Takeda espera que a transação seja finalizada até o final do 2º trimestre do ano fiscal de 2012.

A companhia pagará R$ 500 milhões como adiantamento e até R$ 40 milhões adicionais para os donos da fabricante de genéricos. Com a aquisição, a Takeda se torna uma das dez maiores companhias farmacêuticas que atuam no Brasil.

“A Takeda tem planos ambiciosos para o crescimento em mercados emergentes. O Brasil é o nosso segundo maior mercado emergente depois da Rússia”, explicou Jostein Davidsen, chefe de operações comerciais em mercados emergentes da Takeda.

A Multilab é uma companhia farmacêutica de médio porte com receita líquida anual de 140 milhões de reais em 2011. Seu negócio consiste em medicamentos similares e OTC (over-the-counter ou medicamentos comprados sem necessidade de prescrição médica). As vendas no varejo para a empresa cresceram mais de 20% por ano no período de 2009 – 2011.

A Takeda tem presença consolidada no Brasil, fabricando e comercializando tanto medicamentos de prescrição quanto OTCs conhecidos como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida).

De acordo com comunicado da companhia, após a transação concluída, a companhia japonesa espera reforçar sua posição estratégica no Brasil, reforçar seu portfólio e aproveitar o sistema de distribuição da Multilab, sobretudo no Nordeste.

 
Principais benefícios estratégicos
De acordo com o comunicado ao mercado, a Takeda espera que a aquisição da Multilab irá:

• Fortalecer a posição estratégica da Takeda no Brasil, diversificando seu portfólio para melhor atender as necessidades do mercado local e os consumidores da nova classe média.

• Aproveitar a forte rede de distribuição regional da Multilab e cobertura de mercados de alto crescimento no Brasil, como a região Nordeste.

• Permitir que a Takeda complemente seu atual portfólio OTC com produtos importantes, como o Multigrip®, o produto mais vendido no Brasil para tratamento de resfriados e gripes, em unidades.
Fonte SaudeWeb

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