A felicidade tem uma relação estreita com a forma que lidamos com situações adversas e a forma como respondemos às frustrações diárias, em todos os níveis, é chamada de resiliência. Pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha, mostram em novo estudo que pessoas mais resilientes são também mais satisfeitas com a vida.
A pesquisa foi feita com base na análise de questionários respondidos por estudantes da Faculdade de Psicologia da UAB. O objetivo foi avaliar o nível de satisfação com a vida e encontrar conexões entre sua resistência e a sua capacidade de recuperação emocional, um dos componentes da inteligência emocional, que consiste na capacidade para controlar suas emoções e as dos outros.
Os dados da pesquisa, divulgado no periódico Behavioral Psychology, mostram que os estudantes mais resistentes, 20% dos entrevistados, são também os mais satisfeitos com suas vidas. Eles são também os que acreditam ter maior controle sobre suas emoções e seu estado de espírito. A resiliência, portanto, tem um efeito positivo sobre a previsão do nível de satisfação com a vida.
“Algumas das características da resiliência podem ser trabalhadas e melhoradas, como a autoestima e a autorregulação das emoções. Aprender as técnicas pode oferecer às pessoas os recursos necessários para ajudá-los a adaptar e melhorar sua qualidade de vida”, conclui. Joaquín T. Limonero, coordenador da pesquisa.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário