Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Transplantes diminuem em Portugal

O número de transplantes de órgãos em Portugal está a baixar, tendo diminuído 17 por cento nos primeiros cinco meses deste ano, avisa a Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Hoje (sexta-feira) , Dia da Transplantação, o presidente da Sociedade, Fernando Macário, sublinha que tem havido uma "diminuição bastante acentuada" de órgãos disponíveis para transplante.

De Janeiro a Maio deste ano, comprando com o mesmo período de 2011, registaram-se menos 25 por cento de transplantes renais e uma redução de 7,7 por cento no caso do fígado.

A diminuição de dadores por acidentes de viação e por AVC (acidente vascular cerebral) são algumas das causas apontadas, tal como acontece noutros países.

"São motivos positivos, o que não é tão positivo é se não aproveitarmos na totalidade aqueles órgãos que existem. Se a nossa eficácia de colheita não for a de noutras alturas", comentou o presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Fernando Macário apela aos serviços hospitalares para que não se desperdicem potenciais dadores: "Todos os hospitais em que existe potencialidade de haver doentes em morte cerebral têm que ser potenciais hospitais onde se faça a colheita. E existem alguns onde isso não acontece".

A colheita de órgãos em doentes com coração parado pode ser outra das soluções para contrariar a tendência de redução, mas esta prática ainda não é possível em Portugal, por problemas de organização e de definição de morte nestes doentes.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário