Uma pílula que reúne remédios para controlar a pressão arterial e o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos mostrou resultados significativos em pessoas acima de 50 anos sem histórico de doenças cardíacas, afirma um estudo britânico.
O estudo randomizado britânico, pequeno, com 84 pacientes, é o primeiro a testar a polipílula em pessoas selecionadas com base apenas na idade.
A droga já foi testada em pacientes com risco moderado que não têm bons resultados com dieta e exercícios e pessoas com risco elevado, que já tiveram infarto ou derrame. O Brasil, inclusive, participa de pesquisas que avaliam a eficácia da polipílula.
Os pesquisadores do estudo, publicado na "PLoS One", porém, acreditam que o remédio poderia ser benéfico para todas as pessoas acima dos 50. A droga testada por eles reúne três medicamentos contra hipertensão e outro para o colesterol, e conseguiu reduzir a pressão alta em 12% e o colesterol LDL ("ruim") em 39%.
Um dos autores do estudo afirmou que os resultados sugerem que a pílula poderia reduzir infartos e derrames na população geral em até dois terços.
Arte | ||
Remédio único facilita adesão ao tratamento |
Alguns pacientes reclamaram de efeitos colaterais ao tomar a polipílula, como dores musculares, mas isso não levou nenhum deles a interromper o tratamento.
Apesar dos bons resultados, é improvável que o estudo seja visto como conclusivo pela comunidade médica, já que ele envolveu apenas 84 pacientes.
Trabalhos maiores, envolvendo centenas de pacientes, estão sendo desenvolvidos na Índia.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário