Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Consórcios intermunicipais de saúde do Tocantins adotam modelo de Minas Gerais

Comitiva tocantinense conheceu o trabalho de duas regiões mineiras que desenvolvem ações cooperativas no atendimento à saúde

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesau) do Tocantins vai adotar nos consórcios municipais o mesmo modelo utilizado em Minas Gerais. A decisão saiu após análise da comitiva que visitou duas cidades mineiras em maio, e que observou como funcionam as redes de urgência e emergência, além da realização de consultas e exames de média complexidade.

Em Barbacena, a cerca de 170 km da capital Belo Horizonte, por exemplo, a comitiva conheceu a recém-inaugurada sede do Samu Regional, administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência Centro-Sul (Cisru), que reúne 50 prefeituras da região.

A unidade conta com cerca de 320 profissionais de saúde e demais funcionários. Através da Regulação inicial e da Regulação de Leitos, a central controla a situação do paciente e as vagas existentes nos hospitais, o que evita o risco da perda de tempo e de hospitalizações frustradas.

A comitiva também visitou Juiz de Fora, na região da Zona da Mata, onde conheceu o trabalho da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), que reúne 24 municípios, sendo dois do Rio de Janeiro.

O secretário estadual da Saúde do Tocantins, Nicolau Esteves, acredita que a saída para a questão do estado está próxima. " Dentro de pouco tempo teremos uma solução mais definitiva para a urgência e a emergência, para logo em seguida investirmos na atenção primária, em consórcios" , conclui.

Conforme dados do DataSUS, em 2009, havia 183 consórcios em 13 estados do país. Do total, 68, sendo 18 públicos, eram de Minas Gerais.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário