A maior parte da população adulta do concelho da Covilhã é hipertensa e quase metade da população de Castelo Branco tem peso a mais, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
De acordo com o documento, 63,3 por cento da população adulta do concelho da Covilhã é hipertensa, com base nos resultados de uma investigação que envolveu 1272 indivíduos das freguesias do concelho.
O estudo revela que a percentagem de hipertensos é mais significativa nas mulheres do que nos homens.
A freguesia de Casegas é a que tem a taxa de incidência maior e a da Boidobra a que apresenta uma percentagem mais baixa.
O estudo foi realizado no âmbito da licenciatura em Cardiopneumologia pela aluna finalista Ana Teresa Gomes, com orientação dos docentes Patrícia Coelho (técnico-científica) e Alexandre Pereira (estatística).
Em nota divulgada esta quinta-feira, os investigadores consideram importante alertar os profissionais de saúde para a necessidade de realizar mais rastreios, de forma a sensibilizar a população para a prevenção, tratamento e detecção da hipertensão e para controlar a tensão arterial.
Fonte Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário