Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Plantas reduzem oito vezes mais a poluição nas cidades do que se pensava

O estudo concluiu que a colocação criteriosa de grama, trepadeiras e outras plantas nos "cânions urbanos"
pode reduzir em 40% os níveis de dióxido de azoto e em 60% os de partículas microscópicas

Grama, trepadeira e outras plantas reduzem em 40% os níveis de NO2 e em 60% os de partículas microscópicas em "cânions urbanos"

Árvores, arbustos e outras vegetações que crescem nas cidades podem reduzir os níveis de dois dos poluentes atmosféricos - dióxido de azoto (NO2) e partículas microscópicas (PM) - que mais afetam a saúde humana oito vezes mais do que se pensava anteriormente. A descoberta foi realizada por pesquisadores da Lancaster University, no Reino Unido.

Pesquisas anteriores demonstram que árvores e outras plantas verdes podem melhorar a qualidade do ar urbano, eliminando os poluentes. No entanto, a melhoria parecia ser pequena, uma redução de menos de 5%. O novo estudo buscou uma melhor compreensão dos efeitos das plantas sobre o ar, muitas vezes estagnado, nas ruas das cidades, o que os autores chamam de "cânions urbanos".

O estudo concluiu que a colocação criteriosa de grama, trepadeiras e outras plantas nos "cânions urbanos" pode reduzir em 40% os níveis de dióxido de azoto e em 60% os de partículas microscópicas.

Os autores ainda sugerem a construção e a instalação de "outdoors verdes" com objetivo de aumentar a quantidade de vegetação nas áreas urbanas. As árvores também se mostraram eficazes para combater a poluição, mas somente se for tomado cuidado para a poluição não ficar presa nas copas.

Acesse aqui o Abstract do estudo publicado na Environmental ACS Ciência e Tecnologia.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário