Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Unidades de saúde de Porto Velho realizam campanha de prevenção à Hepatite

Trabalhos de conscientização e alerta à população vão ocorrer no próximo dia 28 em todos os postos de Saúde da capital

A secretaria municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho (RO) vai mobilizar, no próximo dia 28, todas as unidades de saúde da capital em campanha sobre os riscos da hepatite.

De acordo com a enfermeira responsável pela iniciativa, Graça Reis, os tipos de hepatite A, B e C são doenças causadas por três vírus diferentes. Embora cada tipo de hepatite possa causar sintomas similares, eles têm diferentes formas de transmissão e podem afetar o fígado de maneiras distintas. " Pessoas com hepatite A geralmente melhoram sem tratamento. Já os tipos de hepatite B e C podem começar como infecção aguda, mas em algumas pessoas o vírus permanece no corpo, resultando em doenças crônicas e problemas de longo prazo no fígado. Há vacina para os tipos de hepatite A e B, mas não para a hepatite C. Se uma pessoa teve um tipo de hepatite viral no passado, ainda assim é possível contrair outros tipos" , explicou.

Segundo a enfermeira, a hepatite C é transmitida através do sangue contaminado, quando se compartilham seringas, objetos de higiene pessoal e utensílios médicos e odontológicos mal esterilizados. Já a chance de transmissão por via sexual ou pela gestante ao bebê é pequena.

Na hepatite A, o agente da infecção é encontrado nas fezes, através do consumo de água e alimentos contaminados.

A Hepatite B é transmitida pelo sangue, sêmen ou fluidos vaginais (inclusive pelo sangue da menstruação). Assim, os meios de transmissão podem ser as transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, relação sexual ou após o parto. O teste de hepatite pode ser feito em qualquer unidade de saúde de Porto Velho.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário