Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de março de 2013

Anvisa quer novas regras para evitar desabastecimento de remédios

Segundo a Anvisa, em até três meses deve ser apresentada
 à sociedade uma proposta de nova regra
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que pretende mudar as regras atuais para aumentar o controle sobre os medicamentos e produtos que têm o fornecimento interrompido.
 
Um caso recente desta situação é o da L-asparaginase, utilizado contra a leucemia linfoide aguda (principal leucemia da infância). Como publicado em janeiro, a interrupção da fabricação do remédio pelo único fornecedor no país colocava em risco a distribuição da droga.
 
Segundo a Anvisa, em até três meses deve ser apresentada à sociedade uma proposta de nova regra, que poderá ainda ser submetida à consulta pública antes de ser transformada em norma.
 
"Entre as ações que poderão ser adotadas pela Anvisa ao ser informada sobre a intenção do fabricante em suspender ou cessar a produção de um medicamento ou produto estão: priorizar o registro de algum medicamento ou produto substitutivo; buscar empresas interessadas em obter o registro do medicamento ou produto suspenso e antecipar a informação para os serviços de saúde a fim de que busquem alternativas terapêuticas", diz nota da agência.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário