Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de março de 2013

Tratamento com esteroides reduz mortes por todos os tipos de tuberculose

Revisão de 41 estudos descobriu que houve 17% menos óbitos entre pacientes que receberam a terapia com hormônio
 
O uso regular de esteroides para tratar a tuberculose (TB) pode ajudar a reduzir as mortes por todos os tipos da doença, de acordo com pesquisadores da St George' s, University of London, no Reino Unido.
 
Todos os anos há 8.7milhões de casos de TB no mundo, o que provoca 1.4 milhões de mortes. A forma mais comum da doença (tuberculose pulmonar) afeta os pulmões, mas existem muitas outras formas que podem afetar quase todos os órgãos do corpo.
 
Atualmente, os esteroides são usados rotineiramente apenas para determinados tipos de TB, nos quais eles têm se mostrado eficaz como tratamento secundário ao lado de medicamentos anti-TB. Exatamente como os esteroides trabalham no combate à tuberculose ainda não é conhecido, mas acredita-se que ele se opõe ao efeito prejudicial ao tecido da resposta inflamatória provocada pela doença.
 
Esta última pesquisa, que resume as conclusões de estudos existentes entre 1955 e 2012 sobre o efeito de esteroides em todos os tipos de TB, descobriu que havia 17% menos mortes gerais entre os pacientes que tomam esteroides do que entre aqueles que não recebiam esse tratamento. O estudo não demonstrou diferença nas taxas de mortalidade entre as diferentes formas de tuberculose.
 
Segundo os pesquisadores, as descobertas sugerem que os esteroides podem trabalhar de uma forma sistêmica, semelhante para todas as formas da doença. No entanto, eles dizem que mais estudos são necessários antes que os esteroides devam ser recomendados para todos os pacientes com TB. Potenciais efeitos colaterais do uso de esteroides incluem maior vulnerabilidade a outras infecções.
 
A análise
Os pesquisadores revisaram os resultados de 41 estudos anteriores sobre a eficácia dos corticosteroides, drogas à base de hormônios encontrados na glândula suprarrenal, que são usados para reduzir a inflamação.
 
Eles analisaram estudos envolvendo as cinco formas mais comuns de tuberculose. Os tipos de TB foram pericardite (que afeta o coração), meningite (o cérebro e a medula espinhal), peritonite (abdômen) e pleurisia (as membranas que envolvem os pulmões). No total, eles examinaram informações sobre 3.560 pacientes que tomaram esteroides e 2982 que não fizeram. Os tipos de esteroides, as doses e a duração do tratamento variaram.
 
Como os ensaios ocorreram há mais de 57 anos, a combinação de drogas usadas no tratamento da tuberculose também variou. Rifampicina, droga mais eficaz e agora mais amplamente utilizada, não estava envolvida em nenhum dos 19 testes realizados antes de 1983.
 
"No momento eles são usados de uma maneira específica para atingir certos órgãos e sistemas, e eles têm se mostrado eficaz no tratamento das formas de meningite e pericardite de tuberculose, mas nossos resultados sugerem que os efeitos em um sistema de órgãos pode se aplicar bem aos outros em termos de uma redução global no número de mortes devido à doença. Por conseguinte, haveria benefício em usar esteroides para todos os tipos de tuberculose", conclui a autora da pesquisa Julie Critchley.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário