Objetivo do programa do governo estadual é incentivar e valorizar a presença do pai desde a fase de gestação do bebê
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) lança a Cartilha do Pai, que faz parte de uma iniciativa do projeto Mães de Minas e do Programa Estadual de Saúde do Homem. O objetivo é incentivar e valorizar a presença do pai desde a fase de gestação do bebê.
A Cartilha do Pai será entregue junto ao Kit Mães de Minas. Uma bolsa contém cobertor, toalha de banho, roupinhas, a cartilha do pai e alimentos para bebês, que está sendo enviada via correios para todas as mães e gestantes cadastradas no call Center Mães de Minas - 155.
" Nela, os pais encontram respostas sobre dúvidas frequentes, orientações para apoiar a gestante e a mãe nos cuidados com o bebê e informações sobre os direitos legais nessa fase. Os conteúdos da Cartilha do Pai ajudarão a vivenciar a paternidade com mais segurança e propriedade," explica a Gerente do Projeto Viva Vida/Mães de Minas, Carla Carvalho.
O pai na gestação
Segundo a responsável pela Área Técnica Saúde do Homem, Rejane Alves, gerar um filho é responsabilidade dos futuros pais e mães, por isso a gestação e o cuidado da criança são momentos que devem ser compartilhados por ambos. "É nesse momento que se inicia o estabelecimento dos vínculos afetivos positivos, trazendo benefícios para a saúde da mãe e da criança. A cartilha traz dicas sobre como o pai pode participar das etapas do desenvolvimento da criança desde o início da gestação, aos primeiros meses de vida. Traz informações sobre o cuidado com a própria saúde, já que a saúde da criança também depende da condição de saúde do pai" , disse.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário