As pontuações obtidas pela Clínica Las Condes depois de um processo extenso, iniciado há aproximadamente dez anos, são de NÍVEL 6 do total de 7
A Clínica Las Condes, do Chile, é o primeiro hospital da América Latina a obter o certificado da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) – organização americana que avalia o nível de desenvolvimento em projetos de tecnologias da informação na área da saúde.
As pontuações obtidas pela Clínica Las Condes, depois de um processo extenso que a iniciado há aproximadamente dez anos, são de NÍVEL 6 do total de 7, “Nós nos submetemos a esse processo para obter o certificado e somos o primeiro hospital latino-americano a consegui-lo. Somente 7,3% dos hospitais inscritos atingiram essa pontuação”, comenta o médico chefe de Sistemas de Informação Clínica do CLC, José Miguel Selman, que enfatiza a visão de ter colocado a tecnologia da informação como uma prioridade relacionada ao tratamento otimizado para nossos pacientes.
“O paciente se beneficia diretamente, já que toda a informação está integrada em um único prontuário clínico eletrônico, melhorando, desta forma, a eficiência das atividades médicas e aumentando, por sua vez, a qualidade do atendimento”, completa.
O tema do prontuário clínico tem sido um boom em nível mundial. A complexidade dos hospitais em relação ao grande volume de informação que dispõe de cada paciente resultou na intercomunicação dos seus sistemas de informação para que possam fornecer uma visão de 360º. No Chile, essa modalidade está emergindo lentamente e a CLC é a primeira entidade de saúde a realizar essa implementação.
De acordo com a entidade, o prontuário clínico eletrônico Cerner Millennium® é o único na América Latina capaz de integrar não somente os episódios clínicos de cada paciente, mas também de associar todas as modalidades de exploração, intervenção cirúrgica, medicações, altas, consultas externas e imagens. Além disso, todos os dados estão disponíveis em qualquer local da clínica.
Desta forma, o especialista poderá receber na sua casa ou consultório todas as informações clínicas sobre seu paciente de forma integrada: avisos de indicações de alergias, contraindicações de medicamentos, visualizações de imagens de raios X, gráficos de resultados de exames anteriores, entre outros. O sistema é informatizado onde todos os dados são analisados e integrados em um único gerenciador.
Para completar o projeto, foi desenvolvido um plano de Atendimento da Enfermagem nas estações clínicas, denominado PowerChart® – um dos aplicativos do Cerner Millennium – baseado no modelo de Sistemas e Necessidades de Maslow, ao qual foram acrescentados os diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association, uma associação que padroniza os diagnósticos de enfermagem). “Assim, depois de identificar os problemas do paciente, os cuidados prestados são realizados racional, lógica e sistematicamente, avaliando os atendimentos prestados. Isso tem contribuído para que a CLC reduza os riscos em potencial de eventos adversos, aumentando a qualidade dos serviços e segurança do paciente”, afirmou a instituição em comunicado.
A diferencial, segundo o gerente de Tecnologias da Informação da CLC, Helen Sotomayor, está na integração da informação e manuseamento de informações inteligentes que permitam tomar decisões clínicas informadas constantemente.
Quando hospitais sem papéis se tornam uma realidade, o retorno do investimento que se vê no mercado é muito mais alto em todos os âmbitos, já que a eficiência é aumentada e permite reduzir os gastos, para que estes sejam investidos em um atendimento ao paciente de maior qualidade.
A saúde digital do futuro?
O conceito de ”prontuário pessoal de saúde” já foi implantado em países na Europa e nos Estados Unidos. Nesse prontuário, o paciente é o dono das suas próprias informações. Porém, para que o paciente possa usar essas informações, é imprescindível que o hospital disponha de um sistema que possa oferecê-las. A Europa já avançou na padronização dos prontuários de saúde e, independentemente de onde o paciente seja atendido, suas informações médicas sempre estarão on-line. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que o sistema esteja instalado em todos os hospitais.
“A tecnologia implantada na CLC facilita a transformação clínica e permite a reutilização da informação para proporcionar a interação e continuidade dos processos. Desde o ponto de vista do atendimento, as informações podem ser compartilhadas facilmente com outras entidades autorizadas mediante protocolos padrão”, afirmou o vice-presidente e diretor geral da Cerner na América Latina, Helen Sotomayor.
Hoje, na Clínica Las Condes, um paciente que chega à recepção do Pronto-Socorro ou ao consultório, terá todas as suas informações disponíveis instantaneamente no seu prontuário clínico, podendo analisar, por exemplo, quando foi sua última consulta ou o nome do médico que o tratou. “Essa integração não pode ser alcançada por profissionais informáticos, mas sim por uma equipe multidisciplinar de médicos, engenheiros, químicos farmacêuticos, pessoal de enfermagem e outros que, ao trabalharem juntos, têm a capacidade de interpretar as necessidades de cada especialidade e padronizá-las”, completa Sotomayor.
O mesmo acontece com os bancos hoje em dia, que compartilham informações financeiras e podem realizar transações de um banco para outro, com um esforço mínimo por parte do cliente. A intenção é que no futuro, no Chile, o paciente possa contar sempre com que suas informações médicas estejam on-line, independentemente de onde seja atendido.
Recursos e benefícios do sistema integrado:
- Possui um único gerenciador de pedidos: todo o processo de solicitação de pedidos é realizado de forma centralizada.
- Tem a possibilidade de criar, adaptar ou modificar planos de atendimento, meios clínicos contínuos e protocolos clínicos que suportam o acréscimo das últimas evidências científicas atualizadas. Ou seja, o profissional pode colaborar diretamente no prontuário com as informações específicas exigidas e que estejam disponíveis na literatura médica mundial.
- Sistema de Alerta, que avisa em caso de alergias e efeitos colaterais de medicamentos.
- Oferece uma visão interdepartamental por meio da qual pode atribuir, de modo adequado e eficaz, todos os recursos disponíveis, sejam eles quartos, médicos, programação de pessoal, etc.
- Uma única tela interativa com todas as informações sobre o paciente: diagnósticos, alergias, resultados de laboratório, pedidos, entre outros.
Fonte Saudeweb
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