Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de março de 2013

Digoxina aumenta risco de mortalidade em pacientes

Um estudo apresentado na reunião deste ano da American College of Cardiology mostra que pacientes sofrendo de fibrilação atrial e iniciando tratamento com digoxina pela primeira vez mostraram um aumento independente significativo na mortalidade após um tempo médio de um ano quando comparados com pessoas que não utilizavam o medicamento.
 
Uma análise estratificada dos resultados mostrados pelo estudo observacional mostrou que o efeito foi consistente em homens e mulheres e também de acordo com a idade. A digoxina foi dada para controle de taxa e pacientes com insuficiência cardíaca foram excluídos do estudo.
 
Apesar de a mortalidade ter dobrado com o uso da digoxina, a taxa de hospitalizações não foi afetada, indicando que os pacientes morreram em casa. Não há dados que abordam a causa da morte, mas de acordo com o autor do estudo Dr. James V Freeman, da Stanford University (EUA) arritmias ventriculares são um risco da toxicidade da digoxina.
 
Esse medicamento é usado há muito tempo na medicina sem nunca ter sido testado em experimentos substanciais para sua eficácia ou segurança. Freeman observa que a digoxina é “muito mais comumente usada do que as pessoas acham, e não é só pessoas que a estavam usando 20 anos atrás e ainda estão usando”. A teoria desenvolvida por ele e por sua equipe afirma que pacientes da droga podem ter sofrido um aumento de morte arrítmica e morte súbita cardíaca, mas não há uma forma de se saber isso ao certo.
 
Fonte  American College of Cardiology

Nenhum comentário:

Postar um comentário