Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de março de 2013

Aspirina: receitada para diversas doenças, ela também tem muitas contraindicações

Aspirina: receitada para diversas doenças, ela também tem muitas contraindicações Ver Descrição/Agencia RBS
A aspirina conquistou fãs nos quatro cantos do mundo
é foco de discussões e opiniões diversas
Saiba quando usar o medicamento
 
Um dos medicamentos mais consumidos no mundo, a aspirina (ou seu princípio ativo, o ácido acetilsalicílico, o AAS) é também um dos mais controversos. Desde que começou a ser comercializada, em 1899, a aspirina chama a atenção de médicos para os benefícios que pode trazer, mas também para seus efeitos colaterais. O medicamento que conquistou fãs nos quatro cantos do mundo é foco de discussões e opiniões diversas.
 
— Antigamente se dizia que todo homem a partir dos 40 anos deveria tomar uma aspirina. Hoje, vemos que não é para todo mundo — diz o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luis Eduardo Rohde.
 
Além de seu consumo maciço — são 215 milhões de comprimidos diários — para curar dores de cabeça e diminuir a febre, a aspirina é utilizada para prevenir infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Pesquisas mostram que, quando consumida regularmente por quem já teve um ataque cardíaco, ela pode diminuir os riscos de um segundo evento em 20% a 30%. Dois estudos recentes publicados na revista médica The Lancet demostraram que o AAS também reduz o risco de câncer. Com todos esses benefícios, por que nem todo mundo pode tomar?
 
— A aspirina é um remédio, e nenhum remédio deve ser usado sem a recomendação de um médico — resume o cardiologista Oscar Dutra, do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
 
Segundo Dutra, a aspirina pode causar sangramentos nasais e gástricos, rea­ções alérgicas, náuseas e vômitos. Um estudo recente indicou que a ingestão prolongada pode contribuir para surgimento de uma doença que deteriora a retina, causando perda de visão. Estabelecer uma relação direta entre o uso de aspirina e a cegueira, entretanto, é precipitado.
 
— O estudo não comprova que a aspirina causa o problema. Ele levanta uma hipótese que pode ser comprovada ou não — explica Rohde.
 
Para o cardiologista, em cada caso o médico deve pesar os fatores de risco individuais e o histórico familiar do paciente antes de prescrever a aspirina.
 
— É preciso avaliar se os benefícios são maiores do que os riscos. Nesses casos, sua administração vale a pena — explica Dutra.
 
Nome composto
Foi o químico alemão Heinrich Dreser quem deu o nome de aspirina ao ácido acetilsalicílico, em 1899: o “a” vem de acetil. A sílaba “spir” faz alusão à Spiraea ulmaria, nome científico da planta da qual se obtém o ácido salicílico. Já o sufixo “in” era comumente utilizado naquela época.
 
Fique de olho
 
Para quem é recomendado o uso diário da aspirina?

— Pessoas que já tiveram infarto

— Quem tem angina (dor no peito)

— Quem já colocou stent (tubo que facilita a passagem de sangue para o coração)

— Quem tem risco de desenvolver problemas cardíacos

— Quem já sofreu acidente vascular cerebral (AVC)
 
Quem deve ter cuidado com o medicamento?

— Grávidas nos primeiros e últimos meses de gestação

— Pessoas que apresentem qualquer tipo de reação alérgica ao ácido acetilsalicílico e a outros analgésicos

— Pessoas que sofram de asma brônquica

— Quem tem mau funcionamento do fígado ou rins

— O uso de aspirina é totalmente contraindicado em casos de dengue
 
Assim como qualquer medicamento, a aspirina tem diversos efeitos colaterais. Conheça alguns:

— Comuns: dor de estômago, problemas gastrointestinais e sangramentos intestinais leves

— Ocasionais: náuseas, diarreia e vômitos

— Raros: reações alérgicas, sangramentos e úlceras do estômago, alterações da função do fígado e rins
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário