Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de março de 2013

Joelhos e cotovelos ressecados: por que eles ficam assim e como tratar

Joelhos e cotovelos ressecados: por que eles ficam assim e como tratar Dailygreen/Reproducao
Foto: Dailygreen / Reproducao
Na hora de aplicar o creme hidratante faça movimentos
circulares para melhor penetração do produto
A dica é lavar as extremidades tirando todas as impurezas, como a pele velha que fica na região
 
Você já deve ter notado que os joelhos e os cotovelos são mais suscetíveis ao ressecamento e exigem atenção especial. Isso acontece porque tais regiões ficam mais expostas aos efeitos externos como o frio, o vento, o ar seco, o banho quente, o atrito e a desidratação. Por esse motivo, essas áreas precisam de uma hidratação diária para evitar o aspecto envelhecido. Segundo a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira, quando os joelhos e os cotovelos não são hidratados diariamente a tendência é que fiquem escurecidos, enrugados e ressecados.

— Essas áreas são mais elásticas permitindo movimentos maiores e, por isso, os tecidos não produzem glândulas sebáceas suficientes para hidratar a pele. Além disso, joelhos e cotovelos estão sujeitos aos atritos que intensificam o ressecamento — explica.

Para evitar que isso aconteça, joelhos e cotovelos não podem ser deixados em segundo plano na hora da hidratação. O ressecamento pode ocorrer em qualquer época do ano e o ideal é manter uma rotina diária após o banho aplicando hidratante no corpo inteiro, principalmente nessas regiões. Este é um hábito simples que evita que a pele fique com um aspecto ressecado.

Algumas pessoas reclamam que a pele nessas regiões fica mais escurecida, porém quando estão muito ressecadas pode apresentar uma coloração branca e leve descamação.

— O escurecimento nos joelhos pode estar associado à exposição exagerada ao sol, atividades físicas que aumentam o atrito no local e o uso constante de calça justas, itens responsáveis pela alteração na pele. Já os cotovelos permanecem endurecidos e com aspecto esbranquiçado devido à falta de hidratação, sendo que o problema pode ser resolvido com aplicação de um cosmético hidratante — indica a dermatologista.

Ao notar um sinal de descamação ou vermelhidão nessas áreas, procure um dermatologista. A descamação pode indicar um quadro de alergia ou o início da psoríase (doença inflamatória da pele).

Dê adeus ao ressecamento
Pôr fim ao tom acinzentado que surge em cotovelos e joelhos ressecados não é uma tarefa complicada. A dermatologista Miriam Sabino ensina três passos básicos para deixa-los clarinhos e macios:

1º Passo: Acabe com a pele ressecada
Aplique um esfoliante em gel nos joelhos e cotovelos durante o banho. A esfoliação ajuda a remover as células mortas e a ativar a circulação. Não esfregue com força e faça essa esfoliação apenas duas vezes por semana.

2º Passo: Pele macia na hora do banho
Durante o banho faça massagens com a ajuda de cremes nos joelhos, nos calcanhares e nos cotovelos.

3º Passo: Hidratação
Em seguida, faça uma hidratação, usando cremes à base de ureia e ácido salicílico, pois eles têm grande poder de penetração na pele. E antes de dormir faça mais uma aplicação nos joelhos, nos pés e nos cotovelos.

Como evitar que tais áreas fiquem ressecadas
Alguns hábitos simples podem contribuir para evitar que a pele dos joelhos e dos cotovelos fique ressecada:

Evite, ao máximo, apoiar os cotovelos nos locais.

Use sempre hidratante na região.

Faça esfoliação no local, semanalmente, ou pelo menos a cada 15 dias.

Use sempre pedra pome durante ao banho, fazendo disso uma rotina.

Na hora de aplicar o creme faça movimentos circulares para melhor penetração do produto.

No banho dê uma atenção especial aos joelhos e cotovelos.

— A dica é lavar as extremidades tirando todas as impurezas, como a pele velha que fica na região. Evite água muito quente. Depois, seque muito bem — finaliza a dermatologista.

Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário