Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Chip fornece diagnóstico de doenças genéticas em uma hora

Chip automatiza todas as etapas da análise do DNA
Imagem: DigInfo TV
Chip automatiza todas as etapas da análise do DNA
Aparelho, que automatiza as etapas de análise do DNA, abre portas para o desenvolvimento de terapias personalizadas
 
Cientistas da instituição IMEC, na Belgica, em conjunto com pesquisadores da Panasonic, desenvolveram um chip para teste de DNA que fornece resultados em uma hora.
 
A abordagem, que automatiza todas as etapas de obtenção de informações genéticas, abre portas para o desenvolvimento de terapias personalizadas.
 
"O chip tem menos da metade do tamanho de um cartão de visita. Ele contém tudo o necessário para o teste de DNA. Uma vez que uma gota de sangue é inserida, o chip completa todo o processo, até a detecção de SNP (polimorfismo de nucleotídeo único)", explicam os autores.
 
SNPs são variações em uma única base de DNA entre os indivíduos.
 
Detecção de SNPs torna possível verificar se doenças geneticamente transmissíveis estão presentes, avaliar riscos futuros e identificar genes relacionados à doença.
 
"Ao investigar SNPs, podemos determinar que medicamento vai funcionar para uma pessoa, ou se esta droga terá graves efeitos colaterais em seu organismo. A análise de SNPs permite personalizar as terapias. No entanto, com o método atual, ela tem que ser feita em um laboratório especializado, demorando de três a quatro dias. No pior dos casos, leva-se uma semana após o envio da amostra para obter o resultado. Nosso equipamento pode determinar SNPs de um paciente em apenas uma hora depois de receber o sangue", afirma os autores.
 
O teste é feito simplesmente pela injeção de sangue e uma substância química no chip.
 
Antes de começar, o sangue e os produtos químicos são misturados. O DNA é então extraído da solução de mistura. As regiões que contêm SNPs são então cortadas e amplificadas.
 
A amplificação do DNA utiliza a tecnologia denominada de PCR, a qual corta as seções desejadas, fazendo variar a temperatura. Com o método convencional, este processo leva duas horas. Com o novo chip, 30 ciclos de temperatura são concluídos em nove minutos, permitindo um PCR muito rápido.
 
O DNA amplificado é então enviado através de uma microbomba para um filtro de DNA. Ali, o DNA é separado para cada comprimento de secção. Em seguida, um sensor eletroquímico identifica SNPs enquanto o DNA é dissolvido.
 

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário