Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aumenta a incidência do câncer no Brasil

O câncer é algo presente no nosso cotidiano, seja através de notícias sobre a doença, práticas preventivas ou até mesmo no acompanhamento na luta de alguém que conhecemos contra a doença. Porém, para que ainda mais atenção seja voltada para o problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do Combate ao Câncer, comemorado no dia oito de abril.
 
O câncer é um problema mundial de saúde e nas últimas décadas o número de pessoas afetadas cresceu. A OMS espera que em 2030 ocorram cerca de 27 milhões de novas incidências da doença, 17 milhões de óbitos causados por ela e a existência de 75 milhões de pessoas que viverão com a doença.
 
A OMS estima também que a maioria desses casos ocorra em países de baixa e média renda. Somente no Brasil houve o surgimento de 518.510 novas incidências de câncer, sendo que na maioria dos casos a doença afetou a pele (tipo não melanoma), a próstata, o pulmão, o cólon e reto, estômago, colo do útero e glândula tireóide. Para 2013 espera-se o surgimento de 500 mil novos casos. A melhor forma de enfrentar o câncer é através da sua prevenção.
 
De acordo com o oncologista Amândio Soares – da Oncomed BH - “há dois tipos de prevenção: prevenção primária e secundária. A primeira consiste na mudança dos hábitos pessoais de um indivíduo com o objetivo de reduzir a influência dos fatores ambientais causadores de uma determinada doença.
 
 
A segunda, diferentemente, foca no seu diagnóstico precoce, partindo da premissa de que, quanto antes for feito o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura do paciente. Isso também tem um impacto econômico, uma vez que os altos custos do tratamento podem ser evitados quando há um programa de prevenção eficiente e de baixo custo”.
 
Fonte Link Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário