Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dilma ouve críticas sobre "degradação" de hospitais federais

A presidente Dilma Rousseff ouviu duras críticas nesta quinta-feira em relação à "degradação" do setor de saúde, ao receber em audiência no Palácio do Planalto os presidentes do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Lima, da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho, e da Associação Médica Brasileira, Jorge Curi.

"(Discutimos) a degradação da rede de hospitais federais, isso mais marcante no Rio de Janeiro, onde os hospitais federais se transformaram em verdadeiras pocilgas humanas. Não tem a condição de dar o menor atendimento à população", disse Filho a jornalistas, após encontro com a presidente. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também participou da audiência e saiu sem falar com a imprensa.

"Solicitamos a recuperação dessa rede de urgência e emergência e ela (Dilma) se comprometeu junto com o ministro a trabalhar nessa área. A presidenta se comprometeu a encaminhar soluções", disse Filho.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, o achatamento salarial e a perda de recursos humanos são alguns dos motivos que levaram ao quadro de penúria da rede hospital pública. Para Filho, há "violação de direitos humanos" nos hospitais de urgência e emergência do País.

Os médicos apresentaram sugestões ao governo, como a interiorização da medicina e do trabalho médico e aperfeiçoamento do processo de formação e dos instrumentos de financiamento, gestão e controle.

Em março passado, ao discursar durante a inauguração do Hospital Municipal Evandro Freire, no Rio de Janeiro, a presidente disse que "é muito importante um hospital dessa qualidade". "Num país como o nosso, nós temos de caminhar a passos largos para garantir à população esse nível de qualidade e de atendimento público", afirmou a presidente, na ocasião.
 
Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário