Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Novo equipamento da Fiocruz aprimora pesquisa sobre HIV e Influenza

Equipamento 454 GS Junior revela e sequencia DNA e pode ser aplicado em pesquisas genéticas
 
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) anunciou esta semana o início das atividades de um novo sequenciador de DNA, situado na Plataforma de Sequenciamento de Alto Desempenho do Instituto. O equipamento 454 GS Junior faz a revelação e o sequenciamento de DNA, e pode ser aplicado em pesquisas genéticas, de biodiversidade e de quasi-espécies virais (espécies de vírus altamente suscetíveis a mutações).
 
Neste último caso, o sequenciador é capaz de identificar genomas com baixa prevalência que apresentam alterações ocorridas em vírus altamente mutáveis, como os da Influenza e o HIV, por exemplo. De acordo com a coordenadora da plataforma e chefe do Laboratório de Genética Molecular de Microorganismos do IOC, Ana Carolina Paulo Vicente, o equipamento é capaz de sequenciar todo o DNA presente em uma amostra, inclusive em casos em que houver mistura de materiais genéticos de diferentes organismos.
 
A tecnologia do 454 GS já é utilizada na Fiocruz Minas e na Fiocruz Paraná e foi adquirida com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Está também em processo de aquisição um sequenciador Illumina Hiseq 1500, adquirido com recursos da Faperj.
 
* com informações da Agência Fiocruz de Notícias
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário