Em parceria com o Ministério da Saúde, estudo busca diagnosticar precocemente câncer de pulmão em fumantes
O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) e o Instituto de Responsabilidade Social (IIRS) Albert Einstein anunciaram esta semana o início do Programa PROpulmão, estudo com pacientes fumantes para a detecção precoce do câncer de pulmão a partir da realização da Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem (TCBD). O exame pode ser repetido mais frequentemente em razão da menor dose de radiação.
Para Claudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a pesquisa abre a possibilidade de realizar o exame em pouco espaço de tempo, o que ajuda no diagnóstico precoce da doença. O exame também torna possível detectar outras doenças decorrentes do tabagismo antes de sua manifestação. Toda a avaliação dos exames é feita por uma equipe multidisciplinar composta pela radiologia, pneumologia e cirurgia torácica.
Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico, será o coordenador da pesquisa, que conta ainda com Marcelo Funari, Rodrigo Caruso e Fernando Kay, radiologistas do Hospital Israelita Albert Einstein.
“No Brasil, onde mais de 90% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em fase avançada, este tipo de ação favorece o seu diagnóstico precoce, tratamento e, por que não, a cura”, diz Sales. O exame é indicado para pacientes fumantes ou ex-fumantes que pararam de fumar há menos de 15 anos, com idade entre 55 e 74 anos, e sem sintomas significativos (respiratórios e cardíacos). Também não podem ter feito tomografia do tórax recentemente.
Em parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital Israelita Albert Einstein disponibiliza 1000 vagas para a realização de exames e procedimentos diagnósticos do pulmão. O Programa PROpulmão está em andamento com mais de 300 pacientes cadastrados, realizando exames e consultas de forma gratuita no Hospital Israelita Albert Einstein.
Interessados podem obter mais detalhes pelo telefone (11) 2151-0186, pelo e-mail propulmao@einstein.br ou pelo site einstein.br.
Fonte SAudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário