Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Portugal: Psicólogos nos centros de saúde poupa dinheiro


Psicólogos nos centros de saúde poupa dinheiro
A existência de psicólogos nos centros de saúde pode poupar dinheiro, consultas, tempo de internamento e reduzir o consumo de antidepressivos, que aumentou mais de 50% na última década, defende a Ordem dos Psicólogos num estudo hoje divulgado.

A Ordem estima que ter psicólogos nas equipas dos centros de saúde e hospitais pode "fazer baixar 50 por cento o número de consultas médicas, cerca de 70 por cento a frequência de hospitalizações" e reduzir o número de dias de internamento.

Se as políticas de saúde não tiverem estes dados em atenção, vai continuar um "desperdício insustentável" para o país, alerta a Ordem, que reclama dos decisores que "disponibilizem aos cidadãos formas de ajuda que não só são preferidas por estes como permitem a diminuição de custos e ganhos significativos de bem-estar".

No estudo salienta-se que a intervenção de psicólogos pode trazer resultados não só em doenças como depressão mas também em casos de doenças cardíacas - redução de "mortalidade e recorrência de 70 a 84 por cento" nos dois anos a seguir - e em alguns cancros, em que um psicólogo pode ajudar a melhorar o estado mental e a reduzir sintomas físicos.

A Ordem refere um aumento na utilização de 52 por cento de psicofármacos, especialmente antidepressores e antipsicóticos de 2000 a 2009, e salienta que esse aumento "pode significar que os tratamentos são mais prolongados do que o indicado" e estão a ser usados em situações em que haveria outras soluções.

Na avaliação que faz do período 2000-2009, a Ordem verificou que o consumo de "ansiolíticos, sedativos e hipnóticos" aumentou 11 por cento e que o uso de antidepressores quase triplicou.

Fonte Diário de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário