Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tecnologia: Laboratório Lacen implanta sistema de acesso a exames via web

Denominado de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), o acesso a exames será via internet, que irá possibilitar a apresentação de resultados em tempo real

Com o objetivo de descentralizar os pedidos de exames, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) está implantando um sistema de laboratório aplicado a exames de média e alta complexidade em amostras de origem humana, animal e ambiental. Pelo novo sistema, denominado de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), o acesso a exames será via internet, que irá possibilitar a apresentação de resultados em tempo real.

De acordo com a empresa, nesta sexta-feira, (7), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) do setor de informática e também do Lacen irão apresentar o novo sistema aos municípios alagoanos. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesau para modernização dos laboratórios públicos e conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação será realizada a partir das 8h30, na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), localizada em Cruz das Almas, em Maceió.

Com o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial será possível acompanhar a evolução do exame laboratorial desde a solicitação a emissão do laudo definitivo. Segundo a diretora do Lacen/AL, Telma Pinheiro, para que isso aconteça e beneficie os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), será informatizada toda a rede de laboratórios públicos, conveniados e privados que realizam exames de interesse de Saúde Pública, segundo determina a portaria 2031 do Ministério da Saúde (MS).

O novo sistema irá possibilitar que os resultados em Alagoas sejam acessados pelo Ministério da Saúde (MS), identificando a cidade, o bairro e a rua em que ocorreu algum tipo de agravo. Ela ressalta que esta é uma iniciativa que visa disponibilizar dados laboratoriais para as Vigilâncias Epidemiológicas municipais, estadual e nacional em tempo real.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário