Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Portugal: Sexo oral faz disparar cancro

O sexo oral pode originar mais casos de cancro da garganta nos homens do que fumar. Em causa, está o aumento da transmissão do Vírus do Papiloma Humano (VPH), associado ao cancro do colo do útero, mas que também pode provocar cancro da garganta.

Investigadores norte-americanos publicaram um estudo no ‘Journal of Clinical Oncology’, que concluiu que a percentagem de casos de cancro da garganta associados ao VPH subiu de 16 para 72 por cento até 2004.


Ao todo foram estudadas 271 amostras de tumores, recolhidas durante 20 anos. O estudo aponta para que, em 2020, o cancro da garganta, provocado pelo VPH, seja mesmo mais comum do que o cancro do colo do útero, associado ao mesmo vírus, principalmente nos homens.

"A direcção dos casos de cancro provocados pelo VPH vai mudar das mulheres para os homens nesta década", afirmou Maura Gillison, a oncologista responsável pelo estudo.

Novos hábitos sexuais, que se traduzem em múltiplos parceiros, e a falta de prevenção são apontados como factores de risco.

Em Portugal, a maioria dos casos deste tipo de cancro está relacionada com o tabaco, mas os especialistas já admitem esta nova realidade.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário