Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Juntas, Eco Sistemas e Allen Informática desenvolvem soluções de saúde

Para aumentar a qualidade do serviço desenvolvido e ampliar a atuação na esfera pública, as empresas uniram expertises e criaram uma solução tecnológica para a atenção básica

Fatores como boa gestão, inovações no setor de atuação e sólidas estratégias de crescimento são características importantes para que uma companhia se posicione no mercado. No entanto, com o alto nível da competitividade entre as empresas, é preciso pensar em alternativas sustentáveis para manter os negócios aquecidos e alçar novas esferas mercadológicas.

Tomando como principio de que união proporciona fortalecimento e trabalho em equipe pode gerar ideias consistentes e projetos de sucesso, as empresas Eco Sistemas e a Allen Informática, localizadas no Rio de Janeiro, firmaram uma aliança e juntas desenvolveram uma solução tecnológica que envolve ações de políticas públicas, prevenção de doenças e promoção da saúde em âmbito municipal: a Atenção Básica.

De acordo com a diretora de soluções governo da Allen, Maria Cristina Franca Melo, as duas empresas estão se complementando. “A Allen possui expressiva ramificação comercial e a Eco Sistemas tem muita expertise no ramo de tecnologia para a área da saúde”.

Maria Cristina conta que a esfera de governo é uma área mandante na Allen representando 80% do faturamento da empresa. No intuito de ampliar a atuação nesse ramo e expandir a qualidade dos negócios, as duas empresas decidiram consolidar seus trabalhos. “Estávamos em negociação desde novembro do ano passado e assinamos o contrato há quatro meses”.

A parceria veio em um bom momento. Segundo o ministério da saúde, o orçamento para a área de Atenção Primária subirá em R$769 milhões, totalizando R$10,3 bilhões. Pesquisas evidenciam que a atenção básica de qualidade pode solucionar até 80% dos problemas de saúde da população.

Software
Da mesma forma que investimentos para a área de atenção básica são realizados, um estudo do ministério mostra que o número de agentes comunitários em saúde envolvidos com a atenção básica no País ultrapassa 100 mil pessoas. Diante desse fato, o consultor de negócios da Eco Sistemas, Wendel Souza, explica que nos dias de hoje informatizar os processos de atendimento de saúde é uma tendência na área pública.

De acordo com Souza, o profissional de saúde usa o sistema para fazer o registro clínico do atendimento ao usuário. “Com o diagnóstico precoce da enfermidade, dificilmente será necessário atender o usuário da saúde em instituições de alta complexidade já que a Atenção Básica possui as ferramentas necessárias para acompanhar e prevenir os episódios de crise”.

Souza conta que além de auxiliar os agentes comunitários da saúde, o sistema também armazena e organiza o prontuário eletrônico alimentado pelos profissionais. De acordo com ele, o sistema possui uma estrutura de codificação baseada no CIAP-2 – Classificação Internacional da Atenção Primária – que possibilita a organização das demandas e problemas informados pelo usuário durante o atendimento.

Um prontuário eletrônico possibilita que os profissionais da saúde acessem o histórico de doenças do usuário e, todas as vezes que ele comparecer à unidade de saúde, um novo evento associado ao problema (seja ele novo ou atual) será gerado, permitindo assim a produção de indicadores assistenciais baseados em evidência.

O representante da Eco Sistemas conta também que com o projeto, o usuário da saúde é beneficiado com o acesso integrado às consultas, exames e internações ofertados pela rede pública. “Uma das premissas da Atenção Básica é estar sempre próximo ao cidadão, identificando suas demandas de saúde e agindo preventivamente”.

Ele completa que o lançamento da solução tecnológica ocorre em um momento em que o Ministério da Saúde foca suas ações de tecnologia em Atenção Básica. E enaltece que o objetivo é justamente estimular o acesso da população às novas tecnologias.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário