Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Portugal: Médicos com Contrato Individual de Trabalho garantem que proposta de OE vai criar "mais divisões no sector"

Os médicos com Contrato Individual de Trabalho (CIT) que ameaçam deixar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) por causa da proposta do Orçamento de Estado garantem que, se a mesma avançar, vai fomentar “mais divisões no sector”.

Em causa está o artigo 27º da proposta do Orçamento do Estado para 2012, o qual prevê que os novos CIT sejam equiparados aos da Função Pública.

“Trata-se de uma medida discriminatória para um grupo delimitado de profissionais e que provoca a desqualificação implícita de especialistas com vários anos de experiência”, lê-se no documento saído de um primeiro encontro destes profissionais, realizado na passada sexta-feira.

Estes profissionais - que criaram um grupo denominado CITUnidos, que conta já com 1.800 seguidores numa rede social – defendem “uma carreira única”.

Fontes deste movimento disseram à Agência Lusa que, se a proposta avançar, além das disparidades entre os actuais CIT e a Função Pública, será criada uma outra, com os novos CIT que irão “ganhar o mesmo que um enfermeiro”.

“Os novos CIT vão ganhar o mesmo que um enfermeiro”, pois ganharão “o mesmo que os da Função Pública, mas sem progressão de carreira”, lê-se no documento.

Segundo estes clínicos, “trata-se de uma medida discriminatória para um grupo delimitado de profissionais e provoca a desqualificação implícita de especialistas com vários anos de experiência”.

Os CITUnidos defendem “a aplicação de uma carreira médica única baseada na progressão e no mérito profissional”.

“A integração nessa carreira deverá ser objecto de uma regulamentação que tenha em conta as competências já adquiridas”, afirmam.

O movimento está a elaborar cartas e vai solicitar audiências com os sindicatos dos médicos, bem como uma audiência à tutela.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário