Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Oportunidade: Centro de Saúde abre 113 vagas para residência médica

O programa da ENSP prevê dois anos de duração, com 20% de atividades teóricas e teórico-práticas e mais 20% de atividades práticas de formação em serviço

Teve início, na última segunda-feira (31), as inscrições para a residência médica do programa interinstitucional oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) por meio do Centro de Saúde Germano Sinval Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG). Comprometida com o objetivo de formar profissionais qualificados, como preconizado pelas diretrizes curriculares do ensino de graduação e pós-graduação em medicina aprovadas pelo Ministério da Educação, a chamada de 2012 está com um total de 113 vagas para o primeiro ano, com acesso direto, divididas entre diferentes especialidades.

Na ENSP, a coordenação geral da residência está a cargo da médica do CSEGSF Regina Paiva Daumas e tem disponíveis quatro vagas na especialidade de Medicina de Família e Comunidade. As inscrições se encerram no dia 4 de novembro.

Este é o quarto ano consecutivo em que a ENSP oferece esse curso e o seu objetivo é proporcionar ao médico residente condições teóricas e práticas para desempenhar as ações de promoção à saúde e de uma atenção individual dentro dos princípios e da missão da Estratégia de Saúde da Família para a Atenção Básica de Saúde.

O programa da ENSP prevê dois anos de duração, com 20% de atividades teóricas e teórico-práticas e mais 20% de atividades práticas de formação em serviço. As atividades teóricas serão desenvolvidas nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas expositivas, clube de revista e outras formas de ensino.

Já as atividades práticas de formação serão feitas em serviço, sob a supervisão de preceptores. Seu desenvolvimento acontecerá junto às equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF/ENSP), que atuam na comunidade de Manguinhos, no município do Rio de Janeiro.

A previsão de início dos programas é março de 2012, mas, antes disso, os interessados passarão por provas de conhecimentos médicos gerais e provas práticas. Além das vagas para o Programa de Residência Médica, de 1º ano, com acesso direto, também estão disponibilizadas 48 vagas para Residência Médica, 1º ano, nas especialidades com pré-requisito, 45 para os programas de Residência Médica para o 3º e 4º anos e 23 vagas para Residência Médica em pediatria concluída, ou a concluir até fevereiro de 2012, formando um total geral de 229 vagas.

Os programas de Residência Médica que estão oferecendo vagas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O valor da bolsa é de R$ 2.384,82, podendo ser reajustada no decorrer dos programas. As inscrições só poderão ser efetuadas no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de 31 de outubro a 4 de novembro, e estão atreladas ao pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$220,00. A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário