Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Medicamento para diabetes não deve ser usado para fins de emagrecimento

Remédio provoca perda de peso em diabéticos, mas não é recomendado a quem não tem a doença


Usado no tratamento de diabetes do tipo 2, o medicamento liraglutide (Victoza) faz com que os pacientes percam peso. No entanto, o remédio não deve ser usado para fins de emagrecimento por pessoas que não tenham a doença.

Segundo a endocrinologista Marta Tonietto Tonolli, presidente do Departamento de Endocrinologia da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), a perda de peso é benéfica para quem tem diabetes, pois melhora o controle da doença em pacientes obesos. No entanto, embora estejam em andamento alguns estudos, o liraglutide não foi aprovado em nenhum país para tratamento da obesidade em indivíduos saudáveis.

— Se for comprovado seu benefício, e a ausência de efeitos colaterais para população sem diabetes, as agências de saúde poderão aprovar o liraglutide para esse uso. Por enquanto não existe nenhuma aprovação para fins de emagrecimento — enfatiza Marta.

A profissional reforça ainda que o uso do remédio sem prescrição médica pode representar riscos à saúde.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário