Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Substância encontrada no vinho pode melhorar o metabolismo de homens obesos

Ingestão de suplementos de resveratrol resultou em redução de gordura no fígado, pressão arterial e açúcar no sangue


Resultados de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Maastricht, na Holanda, mostram que o resveratrol — substância natural encontrada no vinho tinto — melhora o metabolismo e protege contra os efeitos negativos da ingestão de gordura, podendo beneficiar quem precisa restringir o número de calorias em sua dieta.

A equipe administrou doses de suplemento de resveratrol em 11 homens obesos, mas saudáveis. Eles tomaram 150 miligramas do suplemento por dia durante 30 dias. Para obter essa quantidade a partir do vinho, seria necessário ingerir dois litros da bebida por dia, daí a necessidade do suplemento.

O efeito do resveratrol foi muito parecido com o de uma dieta de baixa caloria, melhorando o metabolismo e a saúde de forma geral. As alterações incluíram redução de gordura no fígado, de pressão arterial e de açúcar no sangue. Os homens também tiveram mudanças na forma como os seus músculos queimam gordura. Os pesquisadores sugerem que a substância fez com que as células funcionassem de maneira mais eficiente, como ocorre em uma dieta de restrição calórica.

Para os cientistas, os resultados do estudo apresentam uma primeira evidência do impacto do resveratrol sobre o peso e o metabolismo, mas não é possível ainda saber quais serão os efeitos a longo prazo, portanto, recomendam cautela na suplementação do composto natural. Novas pesquisas pretendem investigar se a substância poderia ser útil em pessoas com diabetes tipo 2.

O estudo foi publicado no periódico científico Cell Metabolism.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário