Que tal impressionar no final de semana com o bocão à Angelina Jolie? Várias marcas prometem batom ou gloss que proporcionam lábios mais volumosos e definidos.
Os causadores do chamado efeito "plumping" são componentes químicos que aumentam a circulação sanguínea no local ou promovem uma hiper-hidratação.
A vasodilatação provoca uma sensação de formigamento e deixa os lábios mais rosados, explica a dermatologista Ursula Metelmann, da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo. Claro que é preciso ter cuidado para não confundir a sensação de dormência e a mudança na coloração com um processo alérgico. Este virá acompanhado de coceira e ardor.
Há quem prefira não expor os lábios a esse formigamento. "Não sou muito a favor desses cosméticos, pois você acaba colocando mais produtos químicos em contato com o corpo", afirma Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Segundo a dermatologista, a região dos lábios (uma semimucosa) é bastante sensível por estar constantemente exposta à poluição e às mudanças climáticas. Para ela, a hidratação constante e o uso do filtro solar já são suficientes para deixar a pele dos lábios mais viçosa.
"Nunca observamos nenhuma doença ou inchaço excessivo para recomendarmos que não se use", discorda a dermatologista Ursula Metelmann. Porém, ela afirma que esses batons devem ser usados somente nos lábios e não "reaproveitados" como sombra ou blush.
Divulgação | ||
Renew Clinical Derma-full Lip Volumizer (à esq.) e Maxi-Lip Plumping, ambos da Avon |
Entre as fórmulas que possuem substâncias causadoras da sensação de formigamento estão a do batom Maxi-Lip Plumping, da Avon, e a do gloss da marca americana Glo Mineral. Os dois produtos contêm capsicina, um componente presente em pimentas e pimentões. É um "quase anestésico", diz Steiner.
O Water Shine Extra Volume, da Maybelline, aposta no poder de adstringência do gengibre para modificar a textura da pele dos lábios. Após passar o gloss, sente-se um leve ardor, parecido com o do gengibre.
Divulgação | ||
Gloss Glam Shine 6 Horas Volumizer (à esq.), da L'Oreal, e Water Shine Extra Volume, da Maybelline |
HIPER-HIDRATADO
O ácido hialurônico é menos controverso que os anestésicos ou vasodilatadores. Presente no nosso corpo, ele causa uma super hidratação, pois retém as partículas de água e acaba por definir melhor os lábios.
Esse ativo está nas fórmulas do Lip Maximizer, da Dior, e do Balm Smoothing Gloss, da Givenchy. Nenhum deles causa formigamento nos lábios.
Divulgação | ||
Balm Smoothing Gloss - Crystal Shine, Givenchy, e Lip Maximizer, Christian Dior |
O hialurônico também é a base do creme Renew Clinical Lip Volumizer Derma-Full, da Avon, que promete preenchimento e volume para os lábios.
BEIJO ANESTÉSICO
Lançado recentemente nos Estados Unidos, o Morphine Lipstick promete um beijo inesquecível. A base de benzocaína, o batom amortece a boca de quem beija e de quem é beijado. O produto não está à venda no Brasil.
A benzocaína é um anestésico tópico usado em alguns processos dermatológicos e proporciona uma anestesia rápida e local. "Não tem contra-indicação (a não ser em casos de alergia), mas não é recomendável usar anestésicos tópicos sem nenhuma necessidade", afirma Metelmann.
Pessoas mais sensíveis a anestésicos precisam usar a benzocaína com bastante moderação. "A pessoa pode acabar mordendo os lábios, pois não os sente", diz a médica. O beijo inesquecível pode acabar em ensanguentado.
Denise Steiner faz um alerta ainda mais sério contra o uso contínuo de anestésicos. "Podem levar a uma alergia", diz. E o problema maior surgirá quando essa pessoa precisar de verdade tomar um anestésico no consultório médico.
MAS E AÍ? FUNCIONA?
Formigando, anestesiando ou hidratando, esses produtos deixam os lábios mais viçosos e definidos. O que não significa extremamente maiores ou inchados, como podem acreditar as mais esperançosas.
O brilho é outro componente constante nos "volumizers" e que cria incondicionalmente a aparência de uma boca mais carnuda. Em algumas linhas, como da Givenchy e da L'Oreal, há um pó brilhante misturado ao gloss.
TRUQUE
A maquiadora Adriana Allegrini ensina uma técnica para criar um bocão só com a maquiagem. "Use um tom mais escuro na região externa dos lábios e um mais brilhante na área interna. Finalize com um pouco de gloss no centro dos lábios".
Pronto. Com substâncias químicas ou somente um jogo de cores e brilho, todo mundo poderá ter uma boca de Angelina para chamar de sua.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário