Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ministério de Saúde vai incluir dois novos testes do pezinho em 2012

O Ministério da Saúde afirmou que deve incluir, em 2012, novas detecções no teste do pezinho --hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase-- nos Estados que têm programas mais avançados nesse tipo de diagnóstico e no tratamento de crianças.

A hiperplasia adrenal congênita é uma doença hereditária decorrente da falta de enzimas para a produção de hormônios. A deficiência de biotinidase é uma doença metabólica que leva à falta de uma vitamina.

A ampliação dos diagnósticos feitos com o teste do pezinho foi recomendada pelo Ministério Público Federal em São Paulo nesta semana.
Além das duas detecções já citadas, outros dois tipos de testagem foram recomendados pelo Ministério Público Federal: deficiência de glicose-6-fosfato desidronagenase (ruptura da membrana de células sanguíneas na presença de alguns remédios ou alimentos) e toxoplasmose congênita (doença infecciosa).

Estas não deverão ser incluídas, segundo Miranda. "Ainda não há referência mundial de que essas duas outras doenças tenham necessidade de testagem regular em todas as crianças. Mas vamos ter protocolos [de atendimento]."

MAPA NACIONAL
Miranda disse à Folha que o ministério pretende fazer um mapa nacional com a situação atual da testagem do pezinho e o consequente acompanhamento das crianças diagnosticadas como positivas nas detecções.

Uma experiência de Minas Gerais servirá de modelo. Lá, de acordo com o secretário, todas as crianças são testadas e, se diagnosticadas com alguma doença, são acompanhadas por profissionais de saúde.

A ideia é que se tenha, até o início do próximo ano, um raio-X dos demais Estados. "A partir daí vamos traçar um plano, que o ministério vai pilotar em parceria com os Estados, para montar serviços de referência", disse ele.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário