Refrescar conhecimentos é o grande objectivo de uma campanha dirigida aos alunos universitários. Até 30 desde mês, várias universidades nacionais vão ser invadidas por mais e melhor informação sobre contracepção e sexualidade.
Contar os dias é um bom método para evitar uma gravidez? É possível engravidar mesmo que se tenha poucas vezes relações sexuais? A clamídia é um tipo de infecção urinária? A estas questões sobre a sexualidade e contracepção vão juntar-se outras, dirigidas a partir de hoje, em forma de inquérito, aos alunos universitários, de quem se esperam respostas certas.
Até dia 30, a Semana Académica da Contracepção vai invadir várias universidades nacionais, uma campanha subordinada ao tema ‘Jogo de Cintura para uma Contracepção Segura’, promovida pela Associação para o Planeamento da Família (APF), com a parceria da Sociedade Portuguesa de Contracepção e com o apoio financeiro da Direcção-Geral da Saúde e da MSD.
Tudo porque, explica ao Destak Duarte Vilar, director executivo da APF, «ainda existe falta de informação entre os universitários, um grupo onde há é maior percentagem de envolvimento em actividades sexuais do que nos adolescentes».
A uma «informação francamente insuficiente», junta-se o facto de «uma percentagem de alunos universitários só usar contracepção às vezes, expondo-se a situações de risco, como a gravidez não desejada, havendo ainda outra percentagem que usa mal essa mesma contracepção – por exemplo, não sabem o que fazer quando se esquecem, um dia, de tomar a pílula», explica Duarte Vilar.
Reforçar e refrescar os conhecimentos é, pois, o objectivo da campanha, que pretende ainda dar a conhecer os métodos contraceptivos mais recentes e pouco usados.
Hula-hoop para todos
Para além da distribuição de materiais educativos e da entrega de questionários, destinados a avaliar o grau de conhecimento dos jovens, os universitários são ainda convidados a fazer uma dança hula-hoop. Mais informações vão estar disponíveis na página do Facebook criada para o efeito – ‘Jogo-de-Cintura-para-uma-Contracepção-Segura’ –, que vai estar disponível a partir de amanhã.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário