Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Distribuição gratuita de remédios para pressão alta e diabetes diminui internações no SUS

Programa Saúde Não Tem Preço completa um ano

A distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes feito pelo governo federal por meio do programa Saúde Não Tem Preço provocou diminuição nos casos de internações em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde).

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (13) durante o programa oficial de rádio Café com a Presidenta que em 2011 foram registradas 8.400 internações a menos por causa da pressão alta e 2.700 a menos que o ano anterior por causa do diabetes.

Os remédios para as duas doenças estão sendo distribuídos gratuitamente pelo ministério desde 14 de fevereiro de 2011 pelos estabelecimentos públicos e nos privados que participam do programa Aqui Tem Farmácia Popular, em que drogarias comerciais oferecem os medicamentos com desconto por meio de uma parceria com o governo federal, que paga 90% do valor do produto.

Atualmente, a rede Aqui Tem Farmácia Popular é formada por 20.300 estabelecimentos de 3.200 municípios.

Dilma falou que desde o lançamento do programa Saúde Não Tem Preço mais que triplicou o número de diabéticos e hipertensos que recebem remédio de graça na Farmácia Popular. Somente em janeiro deste ano, 3,238 milhões de pacientes tiveram acesso ao medicamento gratuito. Há um ano, quando o usuário ainda pagava 10% do valor do remédio, esse número de 853 mil pacientes. No primeiro ano do programa, mais de 7,8 milhões de pessoas retiraram esses medicamentos na rede Aqui tem Farmácia Popular.

Ela anunciou que está previsto para esse ano investimento de R$ 7,7 bilhões para a compra de medicamento por meio do SUS.

Para ter acesso aos remédios, é preciso apresentar CPF, documento com foto e receita médica.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário