Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gêmeos tomam remédio trocado em posto de saúde

Mãe segura um dos gêmeos, agora aliviada (Foto: Reprodução / TV Tem)
Mãe segura um dos gêmeos, agora aliviada
(Foto: Reprodução / TV Tem)
Os gêmeos Maycon e Marlon estavam felizes no colo da mãe e da avó. Cena bem diferente de quando eles chegaram ao Hospital de Base em São José do Rio Preto. A família dos gêmeos conta que foram até a farmácia de um posto de saúde de José Bonifácio, onde moram, para pegar um xarope para gripe, e, de acordo com a mãe e a avó dos bebês receberam no lugar do xarope o antipsicótico neuleptil, indicado para tratar distúrbios do caráter e do comportamento.

A mãe conta que como o remédio foi prescrito pelo médico ela deu o medicamento aos filhos durante três dias, uma vez ao dia e seis gotas por vez. A avó mostra o medicamento que por pouco não mata os netos. As doses que ingeriram deixaram os irmãos gêmeos de apenas seis meses completamente sedados.

Através de nota o Secretário de Saúde de José Bonifácio Hercílio Francisco do Prado, disse que a troca do medicamento está sendo apurada através de uma investigação interna e que a Vigilância Sanitária também vai investigar o que de fato aconteceu. Ele afirma que o medicamento foi entregue por uma farmacêutica qualificada. E que há uma fiscalização rigorosa na entrega de medicamentos controlados. O secretário disse ainda que existe a suspeita do medicamento ter sido trocado fora na unidade de saúde.

A pediatra do hospital de base Dra Ana Luiza Almeida de Arnaldo Silva Rodriguez disse que os bebês passaram por um processo de desintoxicação e que o pior poderia ter acontecido. A médica faz um alerta aos pais. Todo o cuidado é pouco na hora de medicar as crianças.

A família voltou aliviada com os gêmeos para casa e espera que episódios como esse não voltem a acontecer.

A nota da Secretaria de Saúde de José Bonifácio acrescenta que a Unidade de Saúde segue as normas da Vigilância Sanitária e que o órgão vai conferir os lotes dos medicamentos.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário