Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

HPV está ligado a câncer em homens

Alterações são semelhantes entre pacientes com câncer de pênis e de colo do útero

O HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano), responsável por 98% dos casos de câncer de colo de útero, a segunda neoplasia mais frequente entre as brasileiras, não é mais um inimigo apenas da mulher.

A relação entre o vírus e os casos de câncer de pênis começa a ser comprovada graças a um estudo brasileiro, a maior pesquisa molecular já feita sobre a doença.

Pesquisadores do Hospital A.C. Camargo, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e do Hospital de Câncer de Barretos identificaram em pacientes com diagnóstico de câncer peniano alterações genéticas semelhantes às que o HPV provoca em mulheres com câncer de colo uterino.

Para comprovar a relação do HPV com o câncer peniano, uma doença de tratamento delicado, sendo muitas vezes necessária a amputação do órgão, o A.C. Camargo organizou uma pesquisa com 42 pacientes diagnosticados com a neoplasia.

O estudo identificou a presença do vírus em 30% dos tumores, como explica Ariane Fidelis Busso, autora da pesquisa.

- Assim como ocorre nos casos de câncer de colo [útero], observamos que o HPV está associado a alterações de genes do sistema imune e de resposta inflamatória nos homens com câncer de pênis.

Responsável pelo setor de urologia do Inca (Instituto Nacional do Câncer), Antonio Augusto Ornellas de Souza diz que "as proteínas virais [do HPV] poderiam tornar cancerígenas as células masculinas, assim como ocorre com os genes femininos".

Além das alterações imunológicas e inflamatórias, o HPV também modificaria a região do cromossomo 19 em homens com câncer peniano, segundo Ariane.

- São marcadores prognósticos encontrados na pesquisa que, no futuro, poderão direcionar melhor o tratamento.

Segundo a pesquisadora, mapeando as alterações genéticas provocadas pelo câncer de pênis, inclusive as desencadeadas pelo HPV, será possível criar medicamentos para cada caso de câncer peniano.

- Hoje, isso ocorre, por exemplo, no tratamento do câncer de mama. A mulher é diagnosticada e o tipo de câncer é detalhado para direcionar o tratamento.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário