Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Simulação em 3D de vírus auxilia desenvolvimento de drogas contra gripe comum

Cientistas utilizam computador mais rápido da Austrália para acelerar descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos antivirais

Uma simulação em 3D do rinovírus humano completo pode pavimentar o caminho para o desenvolvimento de novas drogas contra o resfriado comum.

Infecção por rinovírus está ligada a cerca de 70% de todas as exacerbações da asma, com mais de 50% destes pacientes necessitando de hospitalização. Além disso, mais de 35% dos pacientes com doença pulmonária obstrutiva aguda crônica (DPOC) são hospitalizadas por ano devido a vírus respiratórios, incluindo rinovírus.

Um novo medicamento antiviral para tratar infecções de rinovírus está sendo desenvolvido na Austrália. A droga é indicada para pacientes com essas condições, que tornam o resfriado comum uma séria ameaça a saúde, podendo ser fatal.

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Michael Parker, da Universidade de Melborne, agora está usando informações sobre como a nova droga atua para criar uma simulação em 3D completa do rinovírus. Para isso os cientistas contam com o computador mais rápido da Austrália, o IBM Blue Gene / Q.

Resultados mostram que a droga se liga ao invólucro que envolve o vírus, chamado de o capsídeo. No entanto, o presente trabalho ainda não explica em detalhes como a droga e outros compostos ativos semelhantes trabalham.

"O IBM Blue Gene / Q nos proporciona extraordinárias simulações de computador em 3D de todo o vírus em um prazo nunca antes sonhado. A tecnologia do supercomputador nos permite aprofundar nos mecanismos em jogo dentro de uma célula humana, particularmente em como as drogas funcionam em um nível molecular."

"Este trabalho oferece oportunidades estimulantes para acelerar a descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos antivirais e, esperamos salvar muitas vidas em todo o mundo", conclui Parker.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário