Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Relógio biológico: regeneração da pele depende da hora do dia

Estudo descobre que a pele se adapta a condições como calor, frio, luz solar e humidade de cada hora do dia

Cientistas da Universidade de Medicina Charité, na Alemanha, descobriram que a pele humana tem um relógio interno responsável por coordenar o horário em que se repara e regenera. Equipe de investigadores liderada por Achim Kramer e Thomas Blatt descobriu que a pele se adapta a condições como calor, frio, luz solar e umidade de cada hora do dia.

Para realizar as experiências, os cientistas recolheram amostras de célula da camada superior da pele (queratinócitos) de pessoas jovens, saudáveis e testaram em vários momentos do dia. Análises de numerosos genes nos queratinócitos demonstraram que os fatores importantes para a regeneração e reparação das células da pele são regulados por um relógio biológico.

Um desses fatores, a molécula chamada Klf9 desacelera a divisão celular em queratinócitos: quando os investigadores reduziram a atividade deste fator, observaram um crescimento mais rápido em culturas de células de pele. Por outro lado, o aumento da atividade do Klf9 foi conectada com a divisão celular mais lenta. Ao mesmo tempo, os resultados mostraram que o cortisol, hormônio do estresse, também controla a atividade de Klf9 e pode, portanto, implantar um efeito médico sobre doenças comuns da pele como psoríase.

O trabalho do relógio biológico é controlar o tempo exato de vários processos, como a divisão celular, a diferenciação celular e o reparo do DNA na pele. " Se entendermos estes processos melhor, poderemos direcionar o uso de medicação para a hora do dia em que funcionam melhor e têm menos efeitos secundários" , afirma Achim Kramer.


Resultados do projeto foram publicados na revista Proceedings of the Academy of Science (PNAS).


Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário