Altos teores de ácidos graxos são responsáveis pelo controle sanguíneo
A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares. Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los.
— A semente contém elevado teor do ácido graxo polinsaturado linoleico (ômega 6) e de ômega 9, que não são produzidos pelo corpo — afirma a nutricionista Bruna Murta.
O alimento é, também, excelente fonte de vitamina E — com ação antioxidante, é outra substância importante na prevenção de doenças do coração, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, evitando o envelhecimento precoce.
A semente é rica em fitoesterois, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuem o risco de câncer. Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.
Rica em fibras, ela também auxilia na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode auxiliar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite.
— A semente de girassol ajuda o corpo a queimar gordura — afirma a nutricionista Lidiane Leopoldino.
Como consumir
In natura, como farinha, óleo puro ou, ainda, em cápsulas. As sementes podem ser apreciadas em torradas (como aperitivo), ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. Também ficam deliciosas se adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos.
Óleo de Girassol
De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos e conservas.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário