Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Técnica baseada em imagens térmicas auxilia no combate à obesidade

Tecnologia rastreia reservas de gordura marrom que evidencia a capacidade do corpo de queimar calorias as transformando em energia

Cientistas da University of Nottingham, no Reino Unido, acreditam ter encontrado uma maneira de combater a obesidade com uma técnica que utiliza imagens térmicas. A tecnologia de busca de calor está sendo usada para rastrear reservas de gordura marrom - a 'gordura boa' do corpo - que desempenha um papel fundamental em mostrar o quão rápido o corpo é capaz de de queimar calorias as transformando em energia.

O tecido adiposo marrom, ou gordura marrom, produz 300 vezes mais calor do que qualquer outro tecido do corpo. Potencialmente, quanto mais gordura marrom uma pessoa tiver, menor será a probabilidade de ela de acumular excesso de energia e alimentos em forma de gordura branca.

O cientista Michael Symonds liderou a equipe de cientistas e médicos da University of Nottingham que desenvolveu o processo de geração de imagens térmicas capaz de avaliar a quantidade de gordura marrom que uma pessoa tem e o quanto de calor está sendo produzido.

"Potencialmente, quanto mais gordura marrom você tiver ou quanto mais ativa sua gordura marrom for, mais calor você irá produzir e, como resultado você pode estar menos propenso a estabelecer o excesso de energia ou alimentos como gordura branca" , explica Symonds




"Esta técnica não-invasiva pode desempenhar um papel crucial na luta contra a obesidade (que afeta 155 milhões de crianças no mundo). Potencialmente, poderíamos acrescentar um índice termogênico nos rótulos dos alimentos para mostrar se o produto iria aumentar ou diminuir a produção de calor dentro da gordura marrom. Em outras palavras, se ele iria acelerar ou abrandar a quantidade de calorias que queima."

"Os bebês têm uma maior quantidade de gordura marrom, que usam para se manterem aquecidos logo após o nascimento, a descoberta de que essa gordura saudável também pode gerar calor na infância e adolescência torna o nosso estudo muito emocionante", diz a pesquisadora envolvida no estudo Helen Budge.

Resultados demonstram que a região do pescoço de crianças saudáveis produz calor. Com a ajuda de crianças das escolas locais os pesquisadores descobriram que esta região - conhecida por conter tecido adiposo marrom - é rapidamente acionada para produzir calor. Esta capacidade é muito maior em crianças pequenas em comparação com adolescentes e adultos. Os pesquisadores agora estão utilizando suas descobertas para explorar intervenções destinadas a promover o uso de energia como calor e, assim, evitar ganho excessivo de peso em crianças e adultos.

"Utilizando a nossa técnica de imagem podemos localizar a gordura marrom e avaliar a sua capacidade para produzir calor. Isso evita técnicas nocivas que utilizam radiação e permite estudos detalhados com grupos maiores de pessoas. Isto pode fornecer novos insights sobre como a gordura marrom equilibra a energia do alimento ingerido com a energia que o corpo realmente consome" , conclui Symonds.

A pesquisa acaba foi publicada no Journal of Pediatrics .

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário