Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reumatologista recomenda estratégias para evitar que dores no corpo se intensifiquem no inverno

Pacientes com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia são os que mais sentem os efeitos do frio

Com a chegada do inverno, as queixas de incômodos ósseos, articulares e musculares aumentam. Ocorre que o ambiente mais frio aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa, mas a ciência ainda não conseguiu explicar precisamente por que dores desse tipo se tornam mais agudas com a queda da temperatura, conforme explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo). Pacientes com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia são os que mais sofrem.

De acordo com o médico, há poucos estudos sobre o impacto do frio no organismo e suas consequências fisiológicas. Sabe-se, porém, que as temperaturas mais baixas provocam constrição vascular, prejudicando a circulação do sangue no corpo. Essa seria a provável causa da maior sensibilidade à dor nesta épocas do ano. Some-se a isso o fato de que a musculatura, em busca de aquecimento, tende a se contrair, fazendo com que algumas regiões se tornem mais doloridas. Já nas articulações, o líquido sinuvial também se torna mais espesso com o esfriamento do corpo, o que pode prejudicar movimentos e gerar incômodos.

— Precisamos lembrar que durante o inverno, muitas pessoas se sentem desestimuladas a fazerem exercícios físicos, o que é fundamental para o paciente reumático — destaca Lanzotti.

Os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a qualidade do sono e diminuem a sensibilidade à dor. A seguir, o médico enumera algumas dicas para encarar os dias frios sem dor:

:: Agasalhe-se corretamente. Manter o corpo aquecido é fundamental. Para sentir-se aquecido, o ideal é cobrir as extremidades do corpo: pés, punhos, mãos, pescoço e cabeça.

:: Coloque um aquecedor no quarto para atenuar as dores noturnas.

:: Bolsas de água quente podem trazer alívio imediato para dores musculares, sequelas de fraturas ou desconfortos provocados por artrose, artrite e fibromialgia. A aplicação local de calor estimula a circulação e relaxa os músculos.

:: Exercite-se. Manter a atividade física apesar do termômetro registrando temperaturas mais baixas é fundamental para evitar dores no corpo.

:: Alongue-se. Embora a vontade seja a de "ficar na cama", a prática de alongamentos é essencial para evitar a contração dos músculos e para ajudar as articulações a se manterem lubrificadas.

:: Quem tem fraturas antigas que voltam a doer com o frio ou doenças ósseas degenerativas pode recorrer a sessões de fisioterapia como estratégia para aliviar os incômodos.

:: Invista na hidroterapia. Essa prática leva técnicas da fisioterapia para a piscina aquecida e é excelente para idosos e portadores de dores ósseas, articulares e musculares agudas.

:: Faça uma massagem, ela ajuda a estimular a circulação e a destravar a musculatura enrijecida, aliviando as dores.

:: Tome sol. Pacientes que sofrem com osteoporose podem apresentar, no inverno, mais dificuldade de metabolizar o cálcio devido à ausência de sol. Além de prestar mais atenção à sua dieta, o paciente deve tomar sol todos os dias, mesmo nos curtos períodos de luz solar do inverno.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário