Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Telescópio em miniatura restaura visão de pessoas com degeneração macular

Dispositivo implantado no olho melhora qualidade de vida, aumenta a independência e ajuda na interação social dos pacientes

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos descobriram que um telescópio em miniatura implantado nos olhos é capaz de restaurar parte da visão de pacientes com degeneração macular em estágio final.

Os ensaios clínicos demonstraram que o dispositivo melhora a qualidade de vida dos pacientes e aumenta a sua independência, além de ajudar na interação social, tornando as expressões faciais de família e amigos mais visíveis.

Até o momento, não houve qualquer mecanismo cirúrgico ou médico capaz de restaurar a visão de pessoas com a doença, principal causa de cegueira entre os americanos mais velhos.

"A degeneração macular causa danos na retina e cria um ponto cego no campo de visão das pessoas. O telescópio projeta uma imagem sobre uma porção danificada da retina, tornando possível para os pacientes reconhecer rostos, ler e executar as atividades diárias", afirma o pesquisador Sumit "Sam" Garg.

Em dezembro, os pesquisadores implantaram o telescópio de 4 milímetros no olho esquerdo de uma mulher de 85 anos de idade. Em maio, Garg e sua colega Marjan Farid testaram a técnica no olho direito de um paciente com 94 anos de idade.

Após a cirurgia, os pacientes trabalharam com oftalmologistas especializados para treinar o cérebro para reconhecer imagens projetadas por meio do dispositivo.

"Esses pacientes estão agora experimentando uma qualidade de vida que não tinham há muito anos. A paciente está vendo o rosto de seu filho pela primeira vez em mais de uma década", observa Farid.

O telescópio em miniatura foi aprovado em 2011 pela Food and Drug Administration (FDA) para uso em pacientes com degeneração macular irreversível em fase terminal.

Pelo menos 15 milhões de americanos são afetadas por alguma forma da doença.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário