Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Moradores de 12 cidades do sul fluminense passam a contar com 20 ambulâncias do Samu

Rio de Janeiro - Cerca de 900 mil pessoas dos 12 municípios da região do Médio Paraíba, no sul fluminense, serão beneficiadas por 20 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A sede regional da unidade foi inaugurada nesta terça-feira (3), no município de Volta Redonda. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde.

Das 20 ambulâncias, 13 oferecerão suporte básico e sete, avançado. De acordo com o subsecretário, uma parte dos veículos ficará em Volta Redonda e a outra em bases nos demais municípios. Algumas pequenas reformas e adequações ainda serão feitas, mas o sistema já está em funcionamento.

O subsecretário de Atenção à Saúde, Alfredo Scaff, disse que o serviço poderá ser usado por qualquer cidadão que estiver com algum problema de saúde. “O Samu é um grande ganho para a região como um todo, porque organiza todo o sistema de resgate, dando celeridade, racionalidade e melhorando o atendimento em casos de urgência e emergência”, destacou.

O Samu atende por meio do telefone 192. “A ligação cairá em uma central de regulação, e a pessoa será atendida por profissionais de saúde e médicos. A situação será analisada, e dependendo de cada caso, serão enviadas ambulâncias básicas, para urgências, e ambulâncias avançadas, para as emergências”, completou o subsecretário.

Segundo Scaff, parte dos recursos para o serviço será custeada pelo Ministério da Saúde, outra parte, pelo estado, e o restante virá dos municípios. “O estado vai custear mensalmente o mesmo valor que o Ministério da Saúde, que hoje é da ordem de R$ 419 mil por mês para todos os municípios da região, que serão responsáveis por complementar com os recursos necessários para manter o funcionamento do sistema.”

A iniciativa irá atender aos municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Itatiaia.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário