Medicamentos atenderão as solicitações das prefeituras dos municípios com comprovada circulação viral da doença
O Ministério da Saúde garantiu o envio de 500 mil doses da vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) para o Rio Grande do Sul. Medicamentos atenderão as solicitações das prefeituras dos municípios com comprovada circulação viral da doença. Nesta segunda-feira (2), A Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais três mortes em decorrência de infecções causadas pelo vírus.
Os casos são de São Borja, Canoas e Salto do Jacuí. Com esses, o estado soma 13 mortes neste ano. No total, o Rio Grande do Sul já registrou 82 casos confirmados da doença.
A distribuição final da vacina entre os municípios destas regiões será definida pelas Coordenadorias Regionais de Saúde envolvidas em conjunto com as secretarias municipais de Saúde das cidades abrangidas, e deverá ser proporcional à população de cada município.
A recomendação da SES e do Ministério da Saúde é de manter a vacinação dos grupos de risco e de doentes crônicos, especialmente das gestantes e crianças de seis meses a menores de dois anos, que apresentaram as menores coberturas até o momento, mas os municípios têm autonomia para redefinir as orientações conforme a situação de sua região.
Tratamento e prevenção são as principais medidas
A secretaria também reforça junto à comunidade médica as orientações para o uso do medicamento Oseltamivir no tratamento de síndromes gripais. A recomendação ressalta a importância em administrar o antiviral, de nome comercial Tamiflu, preferencialmente nas primeiras 48 horas do início dos sintomas. O uso do fármaco é uma das principais ações no combate do vírus Influenza H1N1, causador da gripe A.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário