Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cirurgia cardíaca robótica leva a recuperação imediata de pacientes em SP

Procedimento adotado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz é considerado pouco invasivo, o que permite cortes menores no tórax

Duas pacientes com 23 e 49 anos de idade inauguraram o Programa de Cirurgia Cardíaca Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, iniciado na primeira semana deste mês. A operação é considerada pouco invasiva, ao contrário dos demais procedimentos cardiológicos que pressupõem incisões maiores, com abertura do osso esterno. Na cirurgia cardíaca robótica, os cortes no tórax são minúsculos, o que possibilita a recuperação imediata do paciente.

"O robô permite que a visualização do órgão seja superior à do olho humano. Além disso, os movimentos são muito mais precisos, eliminando-se tremores que naturalmente acometem as mãos de qualquer cirurgião", explica João Roberto Breda, cirurgião cardiovascular que operou a paciente mais jovem.

As pacientes saíram da sala de cirurgia acordadas. Não foi necessária transfusão sanguínea e devido às pequenas incisões realizadas, não apresentaram dor significativa no pós-operatório. Elas permaneceram 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva e receberam alta no terceiro dia.

"Se fosse em uma cirurgia tradicional, elas ficariam de 48 a 72 horas na UTI e de 7 a 10 dias internadas, além de correrem mais riscos de infecção e dor no pós operatório", ressalta Breda acrescentando que o rápido retorno ao trabalho é outro benefício: "na cirurgia cardíaca robótica é possível retomar as atividades em no máximo 30 dias, enquanto na convencional o afastamento é de 3 a 4 meses".

Os procedimentos no Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram realizados para correção de uma cardiopatia congênita chamada de comunicação interatrial, a abertura entre o lado direito e esquerdo do coração na sua parte superior chamada de átrio. Foram feitas pequenas incisões na parede torácica que permitiram a introdução de um endoscópio com câmera de vídeo acoplada. As imagens em alta resolução e tridimensionais foram transmitidas para um console onde o cirurgião comandava os movimentos das pinças instaladas no paciente.

Indicações
Além de ser eficiente no tratamento da comunicação interatrial, a cirurgia é indicada para plastia ou troca da válvula mitral ou tricúspide, retirada de tumores intracardíacos, correção de arritmias, implante de ressincronizador cardíaco e revascularização do miocárdio, conhecida como ponte de safena.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário