Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Substância do feijão faz bem ao coração

Foi encontrado isoflavona, ácido que previne doenças coronárias

Estudo inédito do IAC (Instituto Agronômico) de Campinas, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), encontrou quantidade expressiva de isoflavona, ácido que previne doenças coronárias, no feijão.

Pesquisadores de outros países diziam que a quantidade da substância em um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros era inexpressiva. Os estudos mostraram que a variedade de feijão IAC Formoso tem 10% da quantidade de isoflavona encontrada na soja. o pesquisador Alisson Fernando Chiorato, do IAC, disse:

— Esse teor é expressivo, pois o brasileiro come regularmente feijão e não soja.

A substância é usada também na reposição hormonal pelas mulheres. Nos estudos, ficou constatado que a quantidade de isoflavona varia conforme a variedade do feijão.

— A quantidade encontrada no feijão Pérola, que é padrão no mercado, foi de 0,8 mg/grama, enquanto no IAC Formoso foi de 8,92 mg/grama.

— Ainda precisamos aprofundar o estudo, mas observamos quantidade elevada de isoflavona também no feijão preto e em fontes relatadas como resistentes ao caruncho e ao fungo Fusarium oxysporum. Possivelmente, quando trabalhamos nossas variedades para resistir às doenças, podemos aumentar indiretamente a quantidade de isoflavona.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário