Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Portugal: “Avaliar lista de utentes”

Rui Nogueira, Vice-presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, sobre as negociações com o Governo
 
Correio da Manhã – Uma proposta do Ministério da Saúde aos sindicatos visa o aumento das listas de utentes dos médicos de família, passando dos 1550 para 1900. Os clínicos têm capacidade para atender mais doentes?
Rui Nogueira – Julgo que não será possível e que é preciso avaliar as listas de utentes.
 
– Porquê?
– Porque o aumento das listas de utentes tem de ter em conta vários critérios, não passa só pelas contabilização de utentes.
 
– Que critérios?
– É preciso ponderar a localização da unidade de saúde. É diferente se uma unidade de saúde está num grande centro urbano onde existem mais recursos ou se o centro de saúde está numa zona isolada. Além disso, também é preciso ter em conta a população e o perfil dos utentes que o médico tem: se são mais idosos e crianças, que exigem mais cuidados, ou se o profissional tem mais adultos saudáveis nas suas listas.
 
– O Ministério da Saúde teve em conta essas ponderações quando apresentou o aumento das listas de utentes?
– Não me parece. Mas vamos apresentar ao Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos e à tutela um documento com os pareceres da associação.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário