Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Biossensor ajudará a detectar Lúpus de forma rápida e barata

biosensor Biossensor ajudará a detectar Lúpus de forma rápida e barataLúpus é uma doença autoimune, que atinge, principalmente, mulheres jovens. É provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, que se volta contra os tecidos do próprio organismo, como: pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro.

Segundo o reumatologista, Dr. Carmo de Freitas, essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.

“O Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida”, afirma.
Avanço

Recentemente, uma pesquisa do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveu um biossensor que identifica a presença do Epstein-Barr, um vírus que infecta indivíduos na fase adulta e provoca diversas patologias, entre elas, o Lúpus.

A pesquisa, de autoria da doutoranda, Renata Alves Balvedi, foi premiada e reconhecida no Congresso Nacional de Química, entre cerca de dois mil estudos.

O biossensor, que permitirá detectar o Lúpus em menor tempo e a um baixo custo financeiro, assemelha-se ao utilizado para verificar o índice glicêmico em diabéticos.

O equipamento terá impacto direto sobre a demanda do Sistema Único de Saúde, visto que, no futuro, poderá ser utilizado em bancos de sangue para controle de amostras em hospitais e também ensaio rápido de doenças infecciosas e genéticas.
“Muito me alegra imaginar quantas pessoas poderão ter mais qualidade de vida com a identificação rápida deste vírus causador de várias doenças”, disse a doutoranda da UFU.

A próxima etapa da pesquisa tenta quantificar o vírus em material humano (sangue e saliva) e, para isso, é necessária a permissão do Comitê de Ética. A expectativa é concluir esta fase até o fim de 2012.

Sobre Lúpus:
Lúpus é uma doença autoimune, ou seja em que o próprio sistema imunológico causa danos ao organismo, e atinge 1 a cada 194 pessoas (0,51%). É mais comum em mulheres, adultos, latinos e negros.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário