Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus.
Causas, incidência e fatores de risco
Esta doença é muito comum, principalmente durante a gravidez e após o parto. As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus.
A pressão faz com que as veias se projetem para fora e expandam, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.
A causa mais comum é o esforço durante as evacuações. As hemorroidas podem resultar de constipação, infecções anais e ficar sentado por longos períodos.
Em alguns casos, elas podem ser causadas por outras doenças, como a cirrose hepática.
As hemorroidas internas ocorrem apenas dentro do ânus e na parte inicial do reto. As hemorroidas externas ocorrem na abertura anal e podem projetar-se para fora do ânus.
Sintomas
Os sintomas das hemorroidas incluem:
- Prurido anal
- Dor anal, principalmente enquanto se está sentado
- Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário
- Dor ao evacuar
- Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus
Exames e testes
Geralmente, o médico pode diagnosticar hemorroidas simplesmente examinando a região anal.
Se necessário, os exames que podem ajudar a diagnosticar o problema incluem:
- Sangue oculto nas fezes (mostra a presença de sangue)
- Sigmoidoscopia
- Anoscopia
Tratamento
Cremes com corticoide de venda livre podem reduzir a dor e o inchaço. Os cremes para hemorroidas com lidocaína podem reduzir a dor. Loção feita da casca de hamamélis (aplicada com cotonetes) pode reduzir o prurido.
Outros passos para reduzir o prurido anal incluem:
- Usar roupas íntimas de algodão
- Evitar papel higiênico com perfume ou colorido
- Evitar coçar a área
Banhos de assento podem ajudá-lo a se sentir melhor. Sente-se em água morna por 10 a 15 minutos. Emolientes de fezes ajudam a reduzir o esforço e a constipação.
Para os casos em que não houver resposta a tratamentos caseiros, um cirurgião ou gastroenterologista poderá aplicar um tratamento com calor, chamado de coagulação infravermelha, para diminuir as hemorroidas internas. Isso pode ajudar a evitar a cirurgia.
A cirurgia que pode ser realizada para o tratamento de hemorroidas inclui ligadura elástica ou hemorroidectomia. Esses procedimentos geralmente são usados em pacientes com dor ou hemorragia grave que não responderam a outros tratamentos.
Evolução (prognóstico)
A maioria dos tratamentos é eficaz, mas, para prevenir a recorrência de hemorroidas, será necessário manter uma dieta com alto teor de fibras e ingerir líquidos em abundância.
Complicações
O sangue nas veias aumentadas pode formar coágulos e o tecido ao redor das hemorroidas pode secar. As hemorroidas com coágulos geralmente exigem remoção cirúrgica.
Também pode ocorrer hemorragia grave. A anemia por deficiência de ferro pode ser ocasionada pela perda prolongada de sangue. No entanto, não é comum ocorrer uma hemorragia significativa das hemorroidas.
Ligando para seu médico
Marque uma consulta com o médico caso os sintomas das hemorroidas não melhorem com o tratamento caseiro. Você também deve consultar caso apresente hemorragia retal. Talvez o médico precise verificar se há outras causas mais graves para a hemorragia, principalmente se você nunca tiver apresentado sangramento das hemorroidas anteriormente.
Ligue para 192 se a perda de sangue for significativa ou se você sentir vertigem, tontura ou fraqueza.
Prevenção
Evite esforço durante as evacuações. É possível ajudar a prevenir hemorroidas evitando a constipação. Ingira grande quantidade de líquidos, ao menos oito copos por dia. Mantenha uma dieta com alto teor de fibras de frutas, verduras e grãos integrais. Cogite o uso de suplementos de fibras.
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário