Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hemorroidas

Hemorroidas
Definição
Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus.

Causas, incidência e fatores de risco
Esta doença é muito comum, principalmente durante a gravidez e após o parto. As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus.

A pressão faz com que as veias se projetem para fora e expandam, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

A causa mais comum é o esforço durante as evacuações. As hemorroidas podem resultar de constipação, infecções anais e ficar sentado por longos períodos.

Em alguns casos, elas podem ser causadas por outras doenças, como a cirrose hepática.

As hemorroidas internas ocorrem apenas dentro do ânus e na parte inicial do reto. As hemorroidas externas ocorrem na abertura anal e podem projetar-se para fora do ânus.

Sintomas
Os sintomas das hemorroidas incluem:
  • Prurido anal
  • Dor anal, principalmente enquanto se está sentado
  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário
  • Dor ao evacuar
  • Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus
 
Exames e testes
Geralmente, o médico pode diagnosticar hemorroidas simplesmente examinando a região anal.

Se necessário, os exames que podem ajudar a diagnosticar o problema incluem:
  • Sangue oculto nas fezes (mostra a presença de sangue)
  • Sigmoidoscopia
  • Anoscopia
 
Tratamento
Cremes com corticoide de venda livre podem reduzir a dor e o inchaço. Os cremes para hemorroidas com lidocaína podem reduzir a dor. Loção feita da casca de hamamélis (aplicada com cotonetes) pode reduzir o prurido.

Outros passos para reduzir o prurido anal incluem:
  • Usar roupas íntimas de algodão
  • Evitar papel higiênico com perfume ou colorido
  • Evitar coçar a área

Banhos de assento podem ajudá-lo a se sentir melhor. Sente-se em água morna por 10 a 15 minutos. Emolientes de fezes ajudam a reduzir o esforço e a constipação.

Para os casos em que não houver resposta a tratamentos caseiros, um cirurgião ou gastroenterologista poderá aplicar um tratamento com calor, chamado de coagulação infravermelha, para diminuir as hemorroidas internas. Isso pode ajudar a evitar a cirurgia.

A cirurgia que pode ser realizada para o tratamento de hemorroidas inclui ligadura elástica ou hemorroidectomia. Esses procedimentos geralmente são usados em pacientes com dor ou hemorragia grave que não responderam a outros tratamentos.

Evolução (prognóstico)
A maioria dos tratamentos é eficaz, mas, para prevenir a recorrência de hemorroidas, será necessário manter uma dieta com alto teor de fibras e ingerir líquidos em abundância.

Complicações
O sangue nas veias aumentadas pode formar coágulos e o tecido ao redor das hemorroidas pode secar. As hemorroidas com coágulos geralmente exigem remoção cirúrgica.

Também pode ocorrer hemorragia grave. A anemia por deficiência de ferro pode ser ocasionada pela perda prolongada de sangue. No entanto, não é comum ocorrer uma hemorragia significativa das hemorroidas.

Ligando para seu médico
Marque uma consulta com o médico caso os sintomas das hemorroidas não melhorem com o tratamento caseiro. Você também deve consultar caso apresente hemorragia retal. Talvez o médico precise verificar se há outras causas mais graves para a hemorragia, principalmente se você nunca tiver apresentado sangramento das hemorroidas anteriormente.

Ligue para 192 se a perda de sangue for significativa ou se você sentir vertigem, tontura ou fraqueza.

Prevenção
Evite esforço durante as evacuações. É possível ajudar a prevenir hemorroidas evitando a constipação. Ingira grande quantidade de líquidos, ao menos oito copos por dia. Mantenha uma dieta com alto teor de fibras de frutas, verduras e grãos integrais. Cogite o uso de suplementos de fibras.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário