Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Estresse e obesidade

Estudo feito por cientistas israelenses descobriu que o estresse provoca a produção, pelo cérebro, de uma proteína chamada Ucn3.
 
Esta proteína seria responsável pelo aumento do apetite e interferiria na sensação de satisfação e na metabolização da insulina, estando relacionada à obesidade e ao diabetes tipo 2. O trabalho foi publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, e é mais uma tentativa de explicar a obesidade por alteração das funções orgânicas.
 
A ciência tem se dedicado a encontrar uma causa fisiológica para a obesidade, enquanto a indústria farmacêutica pesquisa substâncias que possam ser usadas para combatê-la. Novos medicamentos surgem com rapidez, substituindo a sempre penúltima solução. Mas só os remédios não conseguem resolver a questão, e o aumento da incidência da obesidade na população é a prova evidente disto.
 
Se o estresse pode contribuir para o aumento de peso, a resposta é controlar o estresse e desenvolver hábitos saudáveis.
 
É inegável a importância de fatores orgânicos e metabólicos no que diz respeito à etiologia, mas não se devem esquecer os aspectos psicológicos, pessoais e intransferíveis, e os culturais, que influem no comportamento de grupos, de forma sutil ou direta. As preferências ou interesses do indivíduo definirão o grupo a que ele mais se ajusta, em termos intelectuais e emocionais. E a forma como o grupo escolhido se comporta, além de suas escolhas, reforçarão os hábitos e atitudes do indivíduo. Tudo se interrelaciona, portanto.
 
A predisposição genética de uma pessoa para engordar fatalmente se manifestará se ela ingerir mais calorias do que queima, for sedentária e sofrer de problemas psicológicos ou estiver passando por um período emocional difícil, quando não consegue controlar seus impulsos e sofre de hiperfagia. As origens fisiológicas e psíquicas do aumento de peso se somam e acaba não importando o que determinou o problema, todos os aspectos devem ser tratados.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário